Na última segunda-feira, 17 de março, o Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará (Sindialimentos) participou da 2ª Rodada Otimista de Negócios voltada ao setor de Alimentos, que tem como objetivo reunir players do mercado, produtores e especialistas de diversos setores para gerar oportunidades de negócios. A entidade foi representada pelo presidente Isaac Bley, que atuou como mediador durante o painel Competitividade e Inovação no Varejo de Alimentos. O evento foi sediado no BS Design, na Aldeota.
O painel foi composto pelo presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho; o CEO da A Tal da Castanha, Rodrigo Carvalho; a CEO e fundadora da Pardal Sorvetes, Joselma Oliveira; e o diretor operacional do Assaí Atacadista, Denilson Costa.
Para o presidente do Sindialimentos, Isaac Bley, momentos como este fortalecem e ajudam no crescimento do mercado. “Essa iniciativa promove a união entre as entidades, incentivando negócios, novas parcerias de sucesso e enriquecimento da nossa cadeia produtiva. Representar o Sindialimentos nessa Rodada de Negócios muito me orgulha, pois mostra nossa força, além de integrar o setor e discutir temas essenciais ao mercado”, disse.
Competitividade e Inovação
A discussão permeou cases sobre inovação, mercado, comportamento e fidelização do consumidor e expansão das marcas. Sobre inovação, Severino Ramalho, do Mercadinhos São Luiz, destacou que “é praticamente uma obrigação, as marcas precisam inovar”. Já Rodrigo Carvalho, da A Tal da Castanha, citou que o termo precisa fazer parte do DNA da empresa. “Nascemos através da inovação e conseguimos estabelecer nosso espaço no mercado com esse foco”, definiu.
Joselma Oliveira, da Pardal, complementou que uma das maiores inovações da marca foi investir em supermercados. “Desde 2020 é um mercado que temos explorado cada vez mais e as vendas duplicaram”, explicou. Para Denilson Costa, do Assaí Atacadista, falar do tema remete à época em que a marca chegou ao Ceará, sendo o primeiro estado a receber a bandeira após São Paulo. “Estamos aqui até hoje porque inovamos e nos adaptamos, sem perder a nossa essência e modelo de negócio”, complementou.
Sobre o fortalecimento do mercado cearense por meio do incentivo à matéria-prima local, Severino Ramalho reforçou que Fortaleza é a capital do Produto Interno Bruto (PIB) no Nordeste e que acredita na força que o Estado também possui. Joselma complementou, afirmando que valoriza o produto feito no Ceará. “Compro a castanha e frutas do nosso Estado. Eu valorizo o que produzimos porque o Ceará valoriza o meu produto também”.
Em relação às estratégias para alcançar o cliente, Rodrigo Carvalho explicou que a marca busca estudar e visitar as regiões, além de investir em pesquisa e desenvolvimento. “Esse é um processo que inicia no marketing, conversando com o consumidor e entendendo o que ele necessita”. Para Severino, é essencial entender o porquê da escolha do cliente pelo Mercadinhos São Luiz. Em complemento, Joselma Oliveira citou a importância de entender a necessidade do cliente. “Estou sempre presente com as minhas equipes para conhecer as dores do nosso consumidor e a partir desse movimento estruturar as melhores estratégias”, finalizou.