• qua. set 18th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Setor alimentício tem forte impacto econômico e exigência por qualificação aumenta

    A indústria de alimentos é um importante segmento dentro da economia do país, sendo responsável por diversos impactos no dia a dia das pessoas. O setor, de maneira integrada, se relaciona com inúmeras áreas visando garantir qualidade, conservação e praticidade na vida das pessoas. A Engenharia de Alimentos, por exemplo, atua fortemente nesse processo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) esse setor representa 10,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e gera 1,8 milhão de empregos formais e diretos.

    A Engenharia de Alimentos é uma área ampla e convidativa que combina ciência, tecnologia e inovação para transformar matérias-primas em produtos alimentícios seguros, nutritivos e saborosos. No dia a dia, envolve processos como conservação, embalagem e melhoria de qualidade, sempre visando atender às demandas do consumidor e às regulamentações sanitárias. A intenção, dessa forma, é sempre garantir segurança alimentar, adotar estratégias para dar mais vida útil dos alimentos perecíveis, entre outros aspectos.

    Segundo o Prof. Dr. Óscar Javier, coordenador do novo curso pós-graduação EAD de Engenharia de Alimentos da Wyden, os principais impactos da atuação desses profissionais no dia a dia é o fato da população se beneficiar “com alimentos mais seguros, de melhor qualidade e com maior valor nutricional. Além disso, a atuação desses profissionais resulta em produtos mais acessíveis e sustentáveis, promovendo a saúde pública e reduzindo o desperdício alimentar”, ressalta.

    O coordenador também compartilha que o engenheiro de alimentos atua em diversas frentes, “desde o desenvolvimento de novos produtos até a otimização de processos industriais”, pontua o professor Óscar. Nessa linha, reitera que o profissional garante a segurança e a “qualidade dos alimentos, implementando tecnologias sustentáveis e eficientes para aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais”, frisa, observando que o segmento tem forte participação na rotina da sociedade, contribuindo efetivamente para mais qualidade de vida.

    Nesse sentido, o impacto do setor de alimentos é enorme e contínuo. Isso porque a engenharia de alimentos está na vanguarda das inovações que garantem a segurança alimentar global. “Avaliamos esse contexto como crucial, pois a demanda por alimentos seguros e sustentáveis só tende a crescer com o aumento populacional e as mudanças climáticas”, finaliza o coordenador Óscar.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *