• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Manutenções preventivas podem aliviar o bolso do cearense, que já compromete 11% da renda com combustível

Calibragem, alinhamento e balanceamento dos pneus são alguns dos procedimentos que podem aliviar o bolso do cearense, que já compromete 11% da renda com combustível. No estado, essa despesa representa o dobro da média no Brasil (6,4%), segundo o Indicador de Poder de Compra de Combustíveis, que é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos dados do Monitor de Preços dos Combustíveis e da Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A falta das manutenções preventivas, o excesso de carga, o uso excessivo do ar-condicionado e o modo de condução são fatores que, juntos, oneram ainda mais o orçamento de quem dirige pelas ruas, avenidas e estradas.

Com mais de 20 anos atuando no setor automotivo, o empresário Leonardo Mendonça faz um alerta: “Pelo menos a cada 15 dias, o motorista deve calibrar os pneus e, de preferência, pela manhã, quando a borracha ainda estiver fria. Já o alinhamento e o balanceamento são fundamentais para assegurar a movimentação do carro sem trepidações e desvios. É necessário observar, também, as revisões relativas ao funcionamento do veículo, como injeção eletrônica e troca de velas”. Com esses cuidados é possível ter uma economia de combustível na hora de encher o tanque, já que o preço anda nas alturas após o último reajuste, que começou a vigorar no país no dia 9 de julho. Vale ressaltar, ainda, que 44% do valor final do litro corresponde a impostos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins).

“Enquanto fazemos um esforço maior andando em uma bicicleta com o pneu seco, no carro em movimento quem sente é o motor quando o pneu não está devidamente calibrado. E isso reflete no maior consumo de combustível”.

Leonardo Mendonça

Para ajudar o consumidor, algumas dicas e até mudanças de hábitos podem fazer toda a diferença no final do mês. A equipe de profissionais da LS Centro Automotivo, na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza (CE), está preparada não apenas para solucionar problemas mecânicos nos veículos que chegam para o conserto, mas também repassar informações úteis para o dia a dia do motorista. Embora na cidade seja um pouco mais complicado manter a velocidade constante por conta de semáforos próximos, engarrafamentos, acidentes e até mesmo a lentidão de alguns condutores que insistem em manusear os aparelhos de celulares enquanto dirigem, acelerar e frear bruscamente aumenta o consumo do combustível.

Leonardo Mendonça observa, também, a importância de entender a rotação correta na troca de marchas dos veículos manuais – principalmente nos percursos urbanos -, já que os automáticos, como o próprio nome diz, fazem isso sozinhos. O cálculo pode até parecer difícil, mas não é. Com velocidade até 15 km/h, o correto é utilizar a primeira marcha; até 25 km/h, segunda marcha; até 45 km/h, terceira marcha; entre 60 e 70 km/h, quarta marcha; e acima de 60 km/h, a quinta marcha. Na estrada, a média de 80 km/h proporciona uma economia de combustível. Outra dica valiosa é andar com as janelas fechadas, evitando assim uma maior pressão para o veículo de movimentar.

Pode até parecer controverso, conforme explica o empresário da LS Centro Automotivo, mas o uso em excesso do ar-condicionado também onera o bolso na hora de abastecer, sem falar que esse vilão tira em média 15% da potência do motor. “Entre andar com as janelas abertas e usar o ar-condicionado, até mesmo pela segurança do motorista e dos passageiros, é recomendado o uso do ar-condicionado em temperatura que deixe o carro resfriado e não gelado. Temos que observar, ainda, a troca do filtro deste componente, que deve ser a cada seis meses –  no máximo uma vez por ano – ou a cada 15 mil quilômetros rodados”, orienta Leonardo Mendonça.

Números:

Brasil: 116,7 milhões de veículos em circulação

Ceará: 3.833,8 milhões de veículos em circulação

Alagoas: 1.120,6 milhão de veículos em circulação

Bahia: 2.402,7 milhões de veículos em circulação

Maranhão: 2.170,6 milhões de veículos em circulação

Paraíba: 1.626,3 milhão de veículos em circulação

Pernambuco: 3.609,4 milhões de veículos em circulação

Piauí: 1.481,8 milhão de veículos em circulação

Rio Grande do Norte: 1.575,3 milhão de veículos em circulação

Sergipe: 963,2 mil veículos em circulação

Dados de junho/2024

Fontes: Detran-CE e Ministério dos Transportes

Serviço:

LS Centro Automotivo

Endereço: Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza – CE

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas

Formas de pagamento: cartão em até 10 x sem juros e PIX, além de boletos mediante aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica 

Informações: (85) 3279-6640

Instagram: @lscentroautomotivo

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *