• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Contas de Água e Energia: custos elevados dos condomínios

A elevação das tarifas de água e energia, dentre outros itens importantes, é um dos grandes problemas para os cidadãos brasileiros e, como não poderia deixar de ser, são também despesas que afetam significativamente os custos mensais dos condomínios. Estratégias para reduzir consumos e gastos com água e energia passaram a ser preocupação constante dos síndicos que fazem a gestão condominial desses empreendimentos.

O diretor do Grupo Viper, Flávio Patrício, destaca a importância do consumo consciente. “As contas de água e de energia elétrica correspondem a um percentual significativo da provisão de despesas mensais de um condomínio. O desperdício de água, seja por descuido ou por vazamento oculto, pode impactar significativamente nas despesas mensais, assim como a utilização pouco racional da energia elétrica das áreas comuns e dos equipamentos do empreendimento. As mudanças de hábitos devem ser coletivas e o síndico têm papel importante na conscientização e no estímulo aos moradores, de modo que todos abracem a causa do consumo consciente. Também é papel do síndico o trabalho de fiscalização, atuando ainda no gerenciamento e na verificação de eventuais problemas, como, por exemplo, vazamentos e luzes acesas desnecessariamente”.

Flávio Patrício salienta que os síndicos precisam ficar atentos às manutenções para evitar possíveis desperdícios. “Em edificações com idades maiores que 30 anos, talvez seja necessário a revisão toda a instalação elétrica, inclusive com a substituição de fios e cabos elétricos, visando aumentar a segurança daquelas instalações e a redução do consumo de energia no condomínio. Com relação ao consumo de água, é importante a vistoria dos hidrômetros, visando a detecção de vazamentos, providenciar a manutenção de registros e torneiras, reduzir o uso de mangueiras e implementar ações junto aos moradores para de modo a expandir os serviços de manutenção preventiva para as instalações das unidades habitacionais que compõem o condomínio. As bacias sanitárias dos banheiros são locais onde é muito comum o aparecimento de vazamentos”, enfatiza. 

Algumas ações simples podem fazer uma grande diferença na conta de energia elétrica mensal, ao longo do tempo. Podemos citar a substituição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas de LED, instalação de sensores de luzes em locais estratégicos com as garagens e corredores. Sempre que possível, favoreça a iluminação natural em ambientes como o hall social, salão de festas, salão de jogos, deixando as janelas, cortinas e persianas abertas. No salão de festas, verifique o estado de geladeiras, freezers, ventiladores, condicionadores de ar ou qualquer outro equipamento.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *