• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Blefaroplastia: entenda o que é uma das cirurgias faciais mais realizadas no Brasil

Também conhecida como lifting das pálpebras, a Blefaroplastia é uma cirurgia de pequeno porte que tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura nas pálpebras, para melhorar a aparência e o campo de visão dos pacientes.

De acordo com a ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), a popularidade do procedimento vem crescendo em torno de 50%, desde 2020.  Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a blefaroplastia é o quarto procedimento mais procurado no Brasil. Na frente dele estão a lipoaspiração, o implante de silicone e a abdominoplastia. 

Mas, para quem a blefarosplastia é realmente indicada? A Dra. Fernanda Konno, oftalmologista, especialista em cirurgia plástica ocular e reconstrução pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP, médica parceira da Advance Vision e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO), explica as principais dúvidas sobre o procedimento.

A procura pela blefaroplastia vem crescendo nos últimos anos? 

A blefaroplastia é atualmente uma das cinco cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Ela concorre com a lipoaspiração, mamoplastia, rinoplastia e abdominoplastia. Em 2022, os dados mostraram que foram feitas mais de 200 mil cirurgias desse tipo no Brasil. E a popularidade vem crescendo. É uma cirurgia de pequeno porte, menos invasiva, que tem como objetivo a remoção do excesso de pele e de gordura, ela melhora a autoestima do paciente, interferindo na aparência, mas também melhora o campo de visão. 

A cirurgia é exclusividade feminina? 

As mulheres representam cerca de 80% do público que busca esse procedimento, mas é notável o crescimento do público masculino ultimamente. 

Quem é um bom candidato (a) à blefaroplastia? Existe uma idade mínima ou outras diferenças?

Não existe uma idade específica, confirmada ideal. Um bom candidato é aquele que sofre com esse excesso de pele e não se sente bem com sua aparência. É possível  resolver não apenas a parte estética, mas também funcional, melhorando o campo de visão. 

O que causa esse aumento de pele nos olhos?

O que acontece é que, com a idade, a composição da pele vai se alterando. O colágeno e as fibras elásticas vão mudando a qualidade e quantidade. Então, a pele vai ficando mais fina, menos elástica.

Os homens envelhecem de forma diferente das mulheres, por isso, há técnicas e cuidados distintos. Nos homens, o desenho da cirurgia é mais reto, mais baixo. Já nas mulheres, o desenho é mais leve, mais suavizado, na tentativa de feminilizar mais o olhar. 

É importante ressaltar também que é fundamental realizar a cirurgia com um especialista, que deve avaliar a necessidade do procedimento, sendo um conhecedor da anatomia da região pericular e que possa associar outras técnicas à blefaroplastia, com a melhor tecnologia acessível, para buscar o melhor resultado para o paciente. 

Os avanços tecnológicos nessa área são significativos?

O procedimento mudou muito nesses últimos anos, especialmente por causa dos novos equipamentos, com tecnologia avançada. E, além disso, nós vamos personalizando o tratamento de acordo com as necessidades do paciente, suas queixas e condições de saúde.  

Nós utilizamos o Laser de CO2, que representa uma grande evolução e revolução nessa cirurgia. Esse laser fracionado é usado de forma intraoperatório, ou seja, ele tem duas ponteiras: uma que é para corte e outra para tratamento da pele. Esse método reduz sangramento, colabora para diminuição dos hematomas e melhora muito o pós-operatório. Além de colaborar para a produção do colágeno, redução da flacidez e é possível até fazer um clareamento da pele.

A blefaroplastia é uma solução permanente?

Ela não pode ser considerada uma cirurgia de solução permanente. A literatura mostra que se opera novamente o paciente cerca de 10, 15 anos após a primeira cirurgia.   Mas, se formos comparar a blefaroplastia com os procedimentos não cirúrgicos, o resultado da cirurgia tem um efeito muito mais longo. O que normalmente recomendamos é fazer a blefaroplastia e depois ir fazendo uma manutenção com procedimentos estéticos não cirúrgicos, para manter o resultado por mais tempo.

E quais os cuidados no pós-operatório?

Como todo procedimento cirúrgico, exige cuidados no pós, para que os resultados aconteçam rápida e tranquilamente e de forma eficiente. Entre os quais: nas primeiras 48 horas serão necessárias compressas nos olhos. Deve- evitar, por um período de aproximadamente 10 a 14 dias, a prática de atividades físicas, assim como a exposição ao sol. E, claro, qualquer incômodo fora do previsto deve ser reportado imediatamente ao cirurgião. 

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *