• qua. set 18th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Psicóloga Sarah Rebeca destaca importância da prevenção à violência contra a mulher em ação em escola indígena

    Em um importante passo para a conscientização sobre a violência contra a mulher, a psicóloga Sarah Rebeca Barreto, esteve presente na última sexta-feira (23), na escola indígena “Vila dos Cacos”, localizada em Caucaia-CE. Na ocasião, a profissonal, que também assume a diretoria de atendimentos da Associação Marta, abordou temas cruciais sobre a violência de gênero.

    Durante a palestra, a psicóloga detalhou o ciclo da violência, explicando as diferentes fases que as mulheres vítimas vivenciam. Além disso, foram abordados os diversos tipos de violência, não apenas a física, mas também a psicológica, sexual, patrimonial e moral. Sarah Rebeca enfatizou os profundos impactos que a violência causa na saúde mental das mulheres como: depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.

    “É fundamental que as escolas trabalhem a temática da violência de gênero de forma aberta e transparente. A prevenção é a melhor forma de combater esse problema e as escolas são espaços privilegiados para a conscientização e a transformação de valores. Ter a oportunidade de falar sobre a saúde mental e mostrar não só o apoio psicológico, mas também o jurídico, que está disponível para as vítimas que procuram a Associação, nos ajuda a propagar nossa missão neste tema tão importante”, afirma a psicóloga.

    Lei Diana Pitaguary

    A ação na escola indígena ganha ainda mais relevância quando se considera o contexto da violência contra a mulher indígena. A história de Diana Pitaguary, vítima de feminícidio em 2017, se tornou símbolo do mês de agosto lilás no Ceará e serve como um alerta sobre a gravidade do problema. Diana motivou a criação da Lei Diana Pitaguary – n. 17.041/2019 que visa conscientizar e proteger as mulheres indígenas da violência. O caso também se tornou parte do calendário de eventos do Estado, instituindo a “Semana Diana Pitaguary” em todo o início do mês de agosto nas escolas indígenas.

    Sobre Sarah Rebeca Barreto

    Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é Educadora Parental certificada pela Discipline Positive Association de Atlanta, EUA e Certificada em Ciência da Parentalidade pela University of San Diego. Atua com Psicologia Clínica no atendimento de crianças, jovens e adultos em Fortaleza-CE desde 2022, através da fundação do espaço Psicoeducativo que surgiu com o propósito de oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento terapêutico dos pacientes.

    Além disso, a profissional também é uma das fundadoras e diretora de atendimento da “Associação Marta”, organização que oferece apoio integral à mulheres em situação de vulnerabilidade social vítimas de violência doméstica. 

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *