• sáb. out 5th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Dicas de combate ao desperdício de alimentos

    No dia a dia, descartamos partes dos alimentos que são extremamente nutritivas e poderiam ser reaproveitadas de outras maneiras. Além disso, o alimento em decomposição gera o gás metano, que agrava o efeito estufa.

    Você sabia que quase um terço dos alimentos produzidos globalmente é desperdiçado? Com o número de pessoas passando fome ou lutando intensamente para colocar comida na mesa, além dos crescentes impactos ambientais da produção de alimentos, todos nós devemos atuar, com medidas para reduzir o desperdício de alimentos em nosso cotidiano.

    De acordo com Marina Prevedello, gerente da Plataforma Food na Sodexo, isso é possível com algumas dicas para adotar na hora de fazer compras e preparar as refeições. Veja a seguir as orientações!

    1. Redistribuir o excesso de alimentos: Encontrar um novo lar para os alimentos que seriam normalmente jogados fora é uma ótima maneira de reduzir o desperdício de alimentos. O excesso de alimentos pode ser doado para uma instituição de caridade local, banco de alimentos ou vendido a um preço reduzido.
    2. Resgatando frutas e vegetais deformados: Uma cenoura que não está uniforme, um pepino torto, uma maçã que não se parece com aquela dos contos de fada! A aparência das frutas e legumes, que faz com que muita gente os defina como alimentos que não estão bons para o consumo, é mais um dos motivos que gera a perda e o desperdício de alimentos. Do ponto de vista nutricional estes alimentos são excelentes para o consumo e não sofrem alterações na sua qualidade em função de suas aparências.
    3. Começando com pequena porção: Algumas vezes, colocamos no prato mais do que conseguimos comer. Por isso, montar seu prato de forma consciente é muito importante para combater o desperdício. Melhor repetir do que desperdiçar! 
    4. Mensurando a quantidade de alimentos desperdiçados: nosso programa global WasteWatch permite que nossas equipes meçam a quantidade de alimentos desperdiçados para ajustar a previsão e os processos de cozinha para reduzir o desperdício de alimentos e, simultaneamente, educar nossos funcionários e consumidores. 
    5. Evitar o desperdício além dos alimentos: sejam recipientes reutilizáveis para viagem, copos e garrafas reutilizáveis, entre outros. Embora não seja estritamente desperdício de alimentos, estamos falando de recursos naturais de diversas origens e tudo ajuda quando se trata de preservação do nosso Planeta!

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *