Nos dias 16 e 17 de agosto, o Hotel Bourbon Curitiba (PR), será palco do 2° Encontro Internacional do GRAPPA (Grupo para Pesquisa e Avaliação da Psoríase e da Artrite Psoriásica), organizado pela Reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg e com o apoio de entidades brasileiras como a Sociedade Brasileira de Reumatologia e Sociedade Paranaense de Reumatologia.
Criado em 2003, o Grupo de Pesquisa e Avaliação de Psoríase e Artrite Psoriásica (GRAPPA) é organizado exclusivamente para fins educacionais e científicos, sem fins lucrativos. Este grupo seleto internacional e multidisciplinar foi desenvolvido especificamente para facilitar o compartilhamento de informações relacionadas à psoríase e à artrite psoriásica pelos mais importantes especialistas da área.
O evento reunirá mais de 30 médicos brasileiros e estrangeiros palestrantes, que compartilharão conhecimentos sobre diferentes assuntos relacionados às comorbidades, como risco cardio vascular, síndrome metabólica, medicina de precisão tudo isso dentro da Psoríase e Artrite Psoríasica.
“Trazer o GRAPPA para o Brasil pelo segundo ano consecutivo é uma honra. Possibilitar que médicos brasileiros tenham acesso aos conteúdos e conhecimentos quo o GRAPPA e tantos palestrantes renomeados oferece é algo extremamente importante” conta a Reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg.
Congresso e sessões
A programação científica abordará desde conceitos básicos às novas descobertas, até dicas práticas de terapias tópicas para reumatologistas, garantindo ao longo dos dois dias, um evento de máxima absorção de conhecimento para todos os participantes.
No primeiro dia (16) e no segundo dia (17) serão realizados diversos temas importantes, sendo eles:
- Impacto do sexo na Psoríase e Artrite Psoriásica;
- Polimorfismo gênico;
- Risco Cardio Vascular na Psoríase e Artrite Psoriásica;
- Síndrome Metabólica em Psoríase e Artrite Psoriásica;
- Medicina de precisão na Psoríase e Artrite Psoriásica;
- Novos alvos terapêuticos e o racional fisiopatogênico;
- Treat to intercept e a marcha psoriásica;
- Pacientes difíceis de tratar na Psoríase e Artrite Psoriásica;
- Nutrição em Psoríase e Artrite Psoriásica;
- Debate: IL-17 x Anti- TNF na Artrite Psoriásica Axial;
- Debate: Necessidade do uso da terapia sistêmica clássica nas áreas especiais da Psoríase;
- Depressão na doença psoriásica.
“A disseminação desses conhecimentos visa, principalmente, aprimorar o manejo, o diagnóstico e o tratamento de pessoas com artrite psoriásica, resultando em uma melhor qualidade de vida e prevenindo deformidades e incapacidades funcionais”, conclui Cláudia, diretoria executiva do GRAPPA.