Vivendo uma das melhores fases da carreira, o guitarrista Ximbinha – que assume o projeto Ximbinha & Banda – acaba de anunciar uma surpresa para os fãs, o lançamento de seis faixas que integram o Projeto “O Ás e as Damas”. As músicas estarão disponíveis pelas principais plataformas digitais a partir desta sexta-feira, 19.
Com os três primeiros lançamentos “Arranquei a Raiz”, “Ficar Sem Você” e “Raio X”, Ximbinha & Banda vêm conquistando números surpreendentes, e para confirmar o sucesso, só no YouTube os clipes já ultrapassam a marca de 4 milhões de visualizações. Para essa nova etapa, o paraense escolheu quatro canções inéditas: “DR”, “Quebra o Telefone”, “Fake Relação” e “Amante”, além de duas regravações, “Saudade” e “Agora Somos Ex”.
Sobre as inéditas, “Amante” escrita por Marquinhos Maraial e Abimael Gomes, conta a história de uma mulher que foi ludibriada por um homem casado, e quando descobriu a verdade, ela já tinha entregado o seu coração. “Fake Relação” como o nome já diz, aborda um romance superficial, a faixa escrita por Henrique Marx e Marquinhos Soares, traz o ritmo Calypso de uma forma envolvente.
“Quebra o Telefone“, composição de Marquinhos Maraial, Junior Birimbau, e Isac Maraial, fala sobre o amor virtual, por telefone ou rede social, e sobre aquela saudade intensa que não pode ser resolvida de outra forma que não seja pessoalmente e embaixo do cobertor. Na melodia, a canção é embalada por um Calypso bem gostoso, para dançar agarradinho.
Com uma guitarra frenética, e um solo inconfundível, Ximbinha lança “DR“, um dos singles inéditos, sendo a grande aposta dessa nova temporada de lançamentos. Composição de Edilson Santana e Jucilei Santos, a música traz um breguinha dançante na melodia, e na letra, uma relação que parece estar se desgastando por tantas brigas (DR), na canção, um dos dois pede para falar a verdade, de onde vem o erro, para a chama da relação ter se esfriado.
Sobre as regravações, Ximbinha trouxe a tão esperada releitura de “Agora Somos Ex”, e para este single vale destacar que a composição assinada por Edu Luppa e Marquinhos Maraial, foi encomendada em 2016 pelo próprio Ximbinha, na letra – que é inspirada em uma história sugerida pelo próprio guitarrista – a canção fala sobre o fim de um relacionamento como diz no trecho: “Remédio pra desprezo é cama, para os corações divididos, pra todo casal que se ama, e amores mal resolvidos, a cura dos apaixonados que estão com orgulho ferido, dormindo em quartos separados, sofrendo com o tempo perdido“.
Na época, o músico foi o pioneiro no lançamento da obra, e tempos depois o single fez sucesso nas rádios e plataformas do Brasil, com o destaque, diversos artistas regravaram a canção, que atualmente soma-se mais de 800 regravações, já sendo considerado um hit em todo o Brasil.
Ainda sobre as regravações, Ximbinha e Jéssica finalizam os lançamentos desta semana com “Saudade”, um clássico também lançado por Ximbinha em 2016, que naquele ano alcançou o primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil, sendo um grande sucesso na carreira do músico. Escrita por Edu Luppa e Marquinhos Maraial, a bachata traz uma melodia contagiante e dançante, além de narrar um sentimento de nostalgia sobre um término com muito arrependimento, que além disso, procura os abraços e beijos do amado(a) em outro(a), como diz no trecho: “São quatro da manhã e eu ainda estou na rua, beijando outra boca para esquecer a sua, me vejo em outros braços que não são os seus, buscando aquele amor que era seu e meu, morrendo de saudade do nosso passado, agora meu presente é sem você do lado, e quando chego em casa bate o desespero, porque na minha cama ainda tem seu cheiro“.
No decorrer da semana, o guitarrista ainda interagiu com os fãs pelas redes sociais e abriu uma enquete para que os internautas contribuíssem na escolha dos lançamentos. Vários seguidores reagiram positivamente, entre os comentários, os fãs celebraram: “Um repertório de muito respeito e qualidade“, deixou registrado um internauta.
Vale ressaltar que o DVD completo contará com 20 faixas, e uma das novidades é que o projeto trará um repertório grandioso de músicas inéditas, mas também terá regravações de sucessos que marcaram trabalhos anteriores de Ximbinha como “Toalette”, “Agora Somos Ex” e “Saudade”. O álbum ainda terá a participação especial da dupla pernambucana Edu & Maraial.