• sex. jul 5th, 2024

Workshop debate Políticas Públicas para o setor de eventos durante 2º Unieventos

Com o objetivo de dialogar sobre temáticas que envolvem o setor de eventos, o Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos CE) realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, a 2ª edição do Unieventos. Na programação do dia 30, às 15h30, acontece o Workshop: Políticas Públicas para o Setor de Eventos, em formato virtual, com a proposta de compartilhar oportunidades e necessidades da área, no Youtube do Sindieventos Ce. As inscrições estão disponíveis no site www.sindieventosce.com.br.

Com moderação de Josbertini Clementino, sócio-diretor da Sinergia Consultoria e Projetos e Consultor de projetos e em políticas públicas, o workshop terá a participação de Joaquim Cartaxo – Diretor Superintendente do Sebrae Ceará; Doreni Caramori Jr, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape); e Valéria Cordeiro – secretária executiva de Cultura do Ceará (Secult).

Diante das potencialidades da cadeia produtiva de eventos no Ceará, a programação terá ainda temas que envolvem inovação, sustentabilidade, cases de sucesso e palestras de profissionais do mercado. Em parceria com Sebrae, Governo do Estado e Sistema Fecomércio, o evento acontece em formato híbrido. “Esse segundo semestre mostra uma demanda reprimida do setor de eventos e a gente bate com a carência de mão de obra qualificada de forma urgente. Por isso, precisamos unir forças para potencializar a categoria com políticas públicas voltadas ao incentivo das atividades do setor para auxiliar na geração de emprego e renda ao Estado”, aponta Stella Pavan, presidente do Sindieventos Ceará.  

O setor envolve mais de 50 cadeias produtivas, mobiliza em torno de 6 milhões de pessoas e movimenta R$ 334 bilhões por ano (cerca de 4,5% do PIB), em todo o País, mas nos últimos anos, em decorrência da pandemia, enfrenta dificuldades que passam pela diminuição no número de fornecedores e de qualificação da mão de obra.

Segundo o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, inovação e capacitação são dois itens estratégicos para que o segmento de eventos consiga se recuperar dos impactos econômicos gerados pela pandemia. “As empresas precisam estar empenhadas em buscar formas novas e cada vez mais eficientes de realizar suas as atividades se quiserem se manter competitivas no mercado. Neste sentido, o Sindieventos está de parabéns por promover esta discussão sobre o futuro do segmento, que ao mesmo tempo que é desafiador, também traz um leque amplo de oportunidades para aquelas empresas que buscarem se preparar adequadamente. E o Sebrae/CE, como sempre, está à disposição para contribuir com o segmento, em especial com os pequenos negócios que integram esta importante cadeia produtiva”.

Além do workshop, a 2ª edição do Unieventos terá também quatro painéis, palestras e uma palestra magna de encerramento com o presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, que falará sobre “Gestão e Resultado”. Entre as temáticas: Novos tempos, desafios para os eventos sociais; Sustentabilidade, ODS no setor de eventos; O caminho para o preço e o lucro no mercado de eventos; Marca e Valor no mercado de eventos.

Programação

Dia 29/11

14h – Cases de Sucesso no Mercado de Eventos, com mediação de Stella Pavan, presidente do Sindieventos; Participantes: Rômulo Alexandre, Cofundador do Ceará Global e Instituto Winds for Future, e Ricardo Busgaib, Diretor Presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira, organizadora do evento Sana. 

15h30 – Novos Tempos, Desafios para Eventos Sociais, com mediação de Alda Iodes da Alfa Eventos; Participantes: Ariany Costa e Eurídice Cavalcante, da Liven Eventos. 

16h20 – Sustentabilidade, Eventos e ODS no Âmbito dos Eventos, com mediação de André Luis, sócio-administrador da Transforme; Participantes: Ricardo Franceschuni, coordenador da área social da Biomovement Ambiental; Rui Oliveira, sócio-administrador da Transforme, e Carlos Viana, articulador da Unidade de Eventos e Editoração do Sebrae Ceará.

Dia 30/11

14h – Inovação e Mercado Audiovisual, com moderação de Rafael Bezerra, diretor da Arx Eventos e Vice-Presidente da ABEOC-CE. Participantes: Mário Gurjão, Diretor Executivo da TrendsCE; Paulo Pina, Diretor, produtor e empresário na área do audiovisual, da F3 Soluções; Tiago Guimarães, CEO da Bugaboo Studio. 

15h30 – Políticas Públicas para o Setor de Eventos, com moderação de Josbertini Clementino – Sócio-Diretor da Sinergia Consultoria e Projetos e Consultor de projetos e em políticas públicas. Participante: Doreni Caramori Jr, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape); Joaquim Cartaxo – Diretor Superintendente do Sebrae Ceará; e Valéria Cordeiro – secretária executiva de Cultura do Ceará (Secult). 

Dia 30/11

Evento Presencial

Local: Senac Reference

18h –  Marca e Valor no Mercado de Eventos com Luís André Domingos – CEO da Pensarte

19h –  Gestão e Resultado com Marcelo Paz – Presidente do Fortaleza Esporte Clube

2ª edição do Unieventos 

Data: 29 e 30 de novembro

Formato híbrido

Inscrições gratuitas: https://sindieventosce.com.br/ 

Encerramento dia 30: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301)

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *