Foram quatro dias intensos de trocas sobre as as tendências que irão ditar o cenário de tecnologia. Em seu legado, o Web Summit Rio, encerrado nesta quinta-feira (4), deixa uma série de reflexões sobre como a América Latina, e o Brasil em especial, deve direcionar seus esforços em inovação. A Bolder Inovação Corporativa, parceira oficial do evento, que nos últimos quatro dias reuniu 120 executivos em uma trilha exclusiva de conteúdo, elenca os aprendizados que devem pautar a agenda de inovação no Brasil.
A começar pelo perfil do empreendedor da região. “O empreendedor da América Latina se mostrou resiliente e tem foco em crescimento. Também busca equipes enxutas e focadas em resultado, adaptando o pitch para captar os U$ 2,2 bilhões ainda disponíveis para early stage”, analisa Héctor Gusmão, CEO da Bolder. Para ele, outro ponto essencial é que as lideranças empresariais discutam como educar as pessoas em relação a inteligência artificial, privacidade e sobre como queremos impactar a sociedade com ela, leia-se ética e humanidade.
A primeira edição brasileira do Web Summit também demonstrou que falta protagonismo em inovação para o Brasil nos segmentos de energia, agro e educação, por outro lado ganham espaço tecnologia e inovação usadas para transformação social. A vocação dos empreendedores brasileiros para navegar nesse cenário de incertezas foi captada pela consultoria McKinsey. Estudo inédito com aproximadamente 200 startups da América Latina revelaram que o dilema principal dos empreendedores é como equilibrar crescimento e lucratividade.
Com atividades exclusivas, o estande da Bolder recebeu mais de 7.500 visitantes nos quatro dias de evento. O Web Summit Rio também consolidou as oportunidades para educação executiva no Brasil. “A Prime Track demonstrou que os executivos brasileiros estão atentos às tendências e comprometidos com seu desenvolvimento profissional. Foram executivos C-Level ou diretores de mais de 35 empresas que apostaram em uma proposta de conteúdo inovadora para extrair o melhor do Web Summit Rio”, comenta Ula Amaral, CMO da Bolder. Também são correalizadores da Prime Track HSM, Singularity Brazil, Learning Village, AAA Inovação, Chiefs.Group e NR7.