• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Vitaminas C, D2 e zinco como aliados da atividade aeróbica

A prática de exercícios físicos regulares de intensidade baixa e moderada contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, reduzindo as ocorrências de infecção. Contudo, os exercícios extenuantes presentes na rotina de atletas profissionais e amadores podem enfraquecer o sistema imune, aumentando o risco e a recorrência de doenças respiratórias e gastrointestinais. 

A nutricionista Alessandra Luglio, diretora do departamento de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira explica que durante a atividade física os sistemas metabólico + imunológico + muscular trabalham de forma integrada. 

“Nos exercícios mais extenuantes, o cortisol (hormônio do estresse) é liberado em maior quantidade e reduz a produção de células de defesa do corpo. Em atletas profissionais e amadores outros estressores do sistema imune como a privação de sono, estresse mental acentuado, má alimentação também podem deixar o organismo mais vulnerável às doenças”, revela. 

Ainda de acordo com a nutricionista apresentadora do podcast Me Venha com Abobrinhas, a presença de vitaminas C, D2 e zinco juntas, auxiliam no funcionamento adequado do sistema imunológico e ajudam na produção de anticorpos. 

“Os atletas de alto rendimento, as pessoas que levam uma vida muito ativa, tendem a ter desafios em relação a imunidade, principalmente quem treina de forma mais exaustiva e/ou treina em ambientes abertos, expostos ao frio, ao calor e ao sol. Por isso, manter uma base nutricional sólida para o fortalecimento da imunidade é essencial para que a gente consiga realmente suportar as intempéries ambientais que a atividade física nos impõe, e o zinco tem uma participação direta no sistema imune, associado às outras vitaminas como a D e a vitamina C”, explica a nutricionista. 

A especialista, que também é palestrante nas áreas de nutrição consciente, esporte, vegetarianismo e sustentabilidade, e presta consultoria para empresas do setor alimentício, a exemplo da  Positive Co, conta que a Vitamina C + Zinco tem uma potente ação antioxidante, por isso deve ser incluída na rotina.  

“Atualmente existem algumas formas de suplementar esses elementos que são cruciais para a vitalidade do atleta, como por exemplo fazendo o uso do UltraCoffee da Plant Power, do qual fiz parte do processo de desenvolvimento. É uma bebida livre de aditivos artificiais, sem leite e livre de alergênicos. Contém TCM exclusivamente a base de c8 + c10, que oferece energia ultra rápida, ideal para ser consumido como pré-treino ou antes de atividades diárias que necessitem de concentração e foco, agregando mais antioxidantes e nutrientes no dia a dia”, destaca. 

Aliados da imunidade 

Vitamina C – Luglio explica que a sua propriedade antioxidante auxilia na redução do estresse oxidativo (umas das principais causas de danos celulares), reduzindo os efeitos dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento celular precoce, permitindo que o sistema imunológico funcione de forma mais eficiente. 

“A vitamina C também faz parte do processo de síntese de colágeno, estrutura importante na formação de vasos sanguíneos, cartilagem, ossos, pele e músculos; auxilia no aumento da absorção do ferro (mineral importante fundamental para manter a integridade do sistema imune), quando combinada com as refeições ricas nesse nutriente”.

Vitamina D2 –  embora seja denominada vitamina, Alessandra destaca que conceitualmente ela é um hormônio esteroide com ação no metabolismo ósseo. Embora sua ação principal e mais conhecida seja manter o nível corporal de cálcio e fósforo, estudos recentes sugerem que a vitamina D pode influenciar vários aspectos do sistema imune (por exemplo, expressão de proteínas antimicrobianas). A hipovitaminose D pode apresentar um impacto negativo nas doenças infecciosas. E níveis bons de vitamina D tendem a oferecer uma condição imunológica melhor. 

Zinco – Mineral com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, envolvido em diversas funções biológicas, como ativações enzimáticas, estabilização de membranas celulares, regulação da expressão gênica e integridade do sistema imunológico.  

“Atua na regulação intracelular da resposta imune inata (primeira linha de defesa do organismo) e adaptativa (linha de defesa específica) e também possui ação em enzimas com atividade antioxidante. Sua deficiência resulta em prejuízos à imunidade e aumenta a suscetibilidade a doenças infecciosas, piora de funções orgânicas, como retardo de crescimento e agravamento da função cognitiva”, finaliza Alessandra Luglio.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *