O Projeto “Chá Tecnológico e Social Itinerante” tem como propósito ampliar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas idosas por meio da utilização das tecnologias cotidianas. Em suas duas versões do programa, 900 idosos de diferentes cidades do estado, todos com o acesso a material didático, tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades foram capacitados.
Agora, vinte municípios do Ceará assinaram um termo de cooperação com o Instituto Idear para a realização da terceira edição do projeto. Dentre eles, seis cidades receberão o programa pela primeira vez (Juazeiro do Norte, Crato, Irauçuba, Paracuru, Quixadá e Quixeramobim). A assinatura ocorreu durante o evento “Inclusão e Qualidade da Pessoa Idosa” em parceria com a Ouvidoria do TRE, a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI).
O objetivo do evento foi apresentar aos municípios que serão beneficiados com o projeto, a nova edição do “Chá Tecnológico e Social Itinerante”, que promove a autonomia e qualidade de vida das pessoas idosas do Ceará por meio da inclusão no mundo digital, potencializando a socialização e a descoberta de novas habilidades.
Critérios de participação
– Ter idade igual ou superior a 60 anos;
– Saber ler e escrever;
– Ter disponibilidade de tempo;
– Ter necessidade de inclusão digital;
– Ter telefone de contato pessoal ou de parente
*Preferenciais:
– Mulheres, pessoas negras, povo originários e demais públicos prioritários que correspondam aos critérios de participação;
– Pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Interessados podem se inscrever no site www.idear.org.br/cha ou nas redes sociais do idear @institutoidear. Mais informações nos telefones: (85) 3383-3580 | (85) 9.8277-2854
Municípios beneficiados
Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Morada Nova, Sobral, Senador Pompeu, Canindé, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Russas, Pacoti, Camocim, Maranguape, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Irauçuba, Juazeiro, Crato e Barbalha.
Sobre o Chá Tecnológico e Social e Itinerante
As atividades do projeto incluem aulas de inclusão digital sobre as tecnologias do dia a dia (celular, internet, aplicativos e outros), desenvolvimento cognitivo, palestras sobre temas transversais, rodas de conversa sobre saúde mental e mini cursos em novas habilidades, como ginástica, culinária, redes sociais, crochê, bordado, turismo digital, fotografia digital, plantas ornamentais, pintura e desenho.
O projeto, em suas duas versões, capacitou gratuitamente 900 idosos de diferentes cidades do estado, todos com o acesso a material didático, tablet e internet para acompanhamento e participação nas atividades.
Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 16 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br