• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Varejo cearense adianta importação de produtos chineses para o Natal

    O varejo cearense já começou os preparativos para os festejos natalinos com foco em produtos advindos da China, como no caso das árvores de Natal e dos enfeites de decoração para as residências, a exemplo dos Papais Noéis e pisca-piscas. Tais importações ocorrem desde o primeiro semestre para chegarem a tempo em Fortaleza.

    Com um trajeto que pode demorar de 90 a 180 dias desde a produção até a chegada às lojas, é preciso que tudo seja encomendado com antecedência, segundo o presidente da empresa de logística JM Negócios Internacionais, Augusto Fernandes, o qual destaca que os conflitos pelo mundo também são considerados no planejamento.

    “Com poucos navios em rota, alto custo do frete e as companhias marítimas reduzindo cada vez mais o espaço devido ao conflito na Rússia e Ucrânia e ao Canal de Suez (no Egito) altamente limitado, o Natal é planejado com bastante antecedência. Os desafios estão justamente em ter capital para antecipar tudo isso, porque tudo é pago à vista”, diz.

    As empresas têm que lidar com impostos, fretes, armazenagem e os gastos da própria logística, considerando que o faturamento deverá vir entre seis a oito meses depois, somente no Natal. “Se o cliente deixar um container parado no ponto de armazenagem, isso gera custos adicionais. Assim, é importante que o cliente faça uma programação correta.”

    Gerente de produtos na Freitas, Mário Azevedo destaca que a varejista iniciou as compras de Natal em março, na China, para que os produtos fossem embarcados entre maio e junho e chegassem ao Brasil entre agosto e setembro. “Já recebemos os produtos de Natal no nosso centro de distribuição e vamos distribuí-los para as lojas.”

    Os estoques já estão em um nível acima do normal também na varejista Solar Móveis e Eletros, com mais de 50 lojas no Ceará. O gerente comercial e de operações, Ricardo Santos, explica que o planejamento visa fugir da alta de preços que ocorre no segundo semestre e garantir condições agressivas para o mercado no Natal.

    Questionado sobre os preços dos produtos natalinos em 2024, Augusto afirma que é quase impossível não subirem em comparação ao último ano, considerando inflação, frete, dólar e carga tributária. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), Assis Cavalcante, não concorda com a alta de preços e aposta em uma estabilidade. “Os juros estão altos, mas, no ano passado, também estavam altos, então não há muita expectativa de subida ou baixa de preço. O que os comerciantes e lojistas fazem é uma parceria com o fornecedor.”

    Essas parcerias envolvem descontos e prazos maiores para não haver repasses financeiros aos consumidores da Capital. Assis acrescenta, ainda, que a perspectiva é de que o varejo aumente suas vendas e seu faturamento entre 6% a 8% no período, considerando que já encontra-se aquecido atualmente, acima do ano passado, a depender da atividade.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *