Em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, a ser comemorado no próximo domingo (8), a Unimed Fortaleza promoveu a sua VI Jornada de Cuidados Paliativos nos dias 29 e 30 de setembro. O evento teve por objetivo provocar discussões acerca do tema e sensibilizar a sociedade sobre a importância da assistência às pessoas que enfrentam doenças crônicas que ameaçam a continuidade de suas vidas.
No primeiro dia do evento foi realizada uma palestra sobre o Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil, conduzida pelo presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Dr. Rodrigo Castilho. No dia 30, aconteceram outras palestras e mesa redonda com abordagem de temas como o Paciente no centro do cuidado; Adaptação alimentar em Cuidados Paliativos; e Evidências do uso de Cannabis em Cuidados Paliativos.
Com uma equipe multiprofissional que trabalha para garantir conforto físico a pacientes que são acometidos de doenças que ameaçam a vida, a Unimed Fortaleza também dá suporte emocional a essas pessoas e suas famílias. “O serviço de Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza é um braço forte no cuidado de excelência prestado aos nossos pacientes. E a realização de um evento como esse, para fomentar o assunto na sociedade, é de extrema relevância para criarmos e sustentarmos uma cultura desse serviço para que todos entendam, essencialmente, a diferença que esse cuidado faz na vida das pessoas e suas famílias”, disse Dr. Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza.
15 anos dos Cuidados Paliativos
Neste ano, a Unimed Fortaleza também celebra 15 anos de existência do Serviço de Cuidados Paliativos, que foi o primeiro serviço de Cuidados Paliativos implantado no Ceará, em 2008, e um dos primeiros no Brasil. Nesse período, 15.667 pacientes receberam assistência da área de Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza, com 15.667 famílias impactadas pela humanização que esse serviço proporciona durante o atendimento.
A Dra. Rita Fausto, coordenadora dos Cuidados Paliativos, falou sobre a importância do serviço e da data. “Celebrar 15 anos de serviço é afirmar o quão temos evoluído e o quão temos conquistado espaço na sociedade. Os números existem para respaldar esse fato e esse cuidado existe porque milhares de famílias são impactadas positivamente em meio a momentos de dor. É com o coração cheio de gratidão e alegria que celebramos os anos de existência do nosso serviço e realizamos mais uma Jornada de conscientização dos Cuidados Paliativos.”
Mais sobre a VI Jornada de Cuidados Paliativos
O evento foi direcionado a convidados da área da saúde de todo o Ceará e os participantes inscritos foram incentivados a doar fraldas geriátricas para contribuir com outra forma de cuidado, que é abraçando a causa social de ajudar instituições beneficentes. Foram arrecadadas 2.200 fraldas em dois dias de evento, que serão doadas às instituições Toca de Assis e Amigos Voluntários em Ação (AVA).
Sobre Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos é a área assistencial que atua com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que não têm mais tratamento e que ameacem a continuidade da vida. Os cuidados são voltados para o alívio da dor física, emocional e espiritual.