• seg. jul 8th, 2024

Unimed Fortaleza promove a VI Jornada de Cuidados Paliativos e comemora 15 anos do serviço

Em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, a ser comemorado no próximo domingo (8), a Unimed Fortaleza promoveu a sua VI Jornada de Cuidados Paliativos nos dias 29 e 30 de setembro. O evento teve por objetivo provocar discussões acerca do tema e sensibilizar a sociedade sobre a importância da assistência às pessoas que enfrentam doenças crônicas que ameaçam a continuidade de suas vidas.

No primeiro dia do evento foi realizada uma palestra sobre o Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil, conduzida pelo presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Dr. Rodrigo Castilho. No dia 30, aconteceram outras palestras e mesa redonda com abordagem de temas como o Paciente no centro do cuidado; Adaptação alimentar em Cuidados Paliativos; e Evidências do uso de Cannabis em Cuidados Paliativos. 

Com uma equipe multiprofissional que trabalha para garantir conforto físico a pacientes que são acometidos de doenças que ameaçam a vida, a Unimed Fortaleza também dá suporte emocional a essas pessoas e suas famílias. “O serviço de Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza é um braço forte no cuidado de excelência prestado aos nossos pacientes. E a realização de um evento como esse, para fomentar o assunto na sociedade, é de extrema relevância para criarmos e sustentarmos uma cultura desse serviço para que todos entendam, essencialmente, a diferença que esse cuidado faz na vida das pessoas e suas famílias”, disse Dr. Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza.

15 anos dos Cuidados Paliativos

Neste ano, a Unimed Fortaleza também celebra 15 anos de existência do Serviço de Cuidados Paliativos, que foi o primeiro serviço de Cuidados Paliativos implantado no Ceará, em 2008, um dos primeiros no Brasil. Nesse período, 15.667 pacientes receberam assistência da área de Cuidados Paliativos da Unimed Fortaleza, com 15.667 famílias impactadas pela humanização que esse serviço proporciona durante o atendimento. 

A Dra. Rita Fausto, coordenadora dos Cuidados Paliativos, falou sobre a importância do serviço e da data. “Celebrar 15 anos de serviço é afirmar o quão temos evoluído e o quão temos conquistado espaço na sociedade. Os números existem para respaldar esse fato e esse cuidado existe porque milhares de famílias são impactadas positivamente em meio a momentos de dor. É com o coração cheio de gratidão e alegria que celebramos os anos de existência do nosso serviço e realizamos mais uma Jornada de conscientização dos Cuidados Paliativos.”

Mais sobre a VI Jornada de Cuidados Paliativos

O evento foi direcionado a convidados da área da saúde de todo o Ceará e os participantes inscritos foram incentivados a doar fraldas geriátricas para contribuir com outra forma de cuidado, que é abraçando a causa social de ajudar instituições beneficentes. Foram arrecadadas 2.200 fraldas em dois dias de evento, que serão doadas às instituições Toca de Assis e Amigos Voluntários em Ação (AVA). 

Sobre Cuidados Paliativos 

Cuidados Paliativos é a área assistencial que atua com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que não têm mais tratamento e que ameacem a continuidade da vida. Os cuidados são voltados para o alívio da dor física, emocional e espiritual. 

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *