• qui. nov 21st, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Unifor realiza serviço para a regularização do Microempreendedor Individual

    Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, vai realizar no dia 20 de setembro, das 18h às 22h, a Ação Regulariza MEI. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, será realizada na sala 01 do bloco R da Unifor. Vale destacar que esse é mais um projeto de extensão do curso de Ciências Contábeis.

    A ação, que tem como objetivo regularizar os Microempreendedores Individuais (MEIs), é importante para evitar que aqueles que estão com pendências tributárias e fiscais possam sofrer sanções, como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) cancelado, débitos inscritos na dívida ativa do governo, exclusão do Simples Nacional, entre outras consequências. Além disso, é fundamental  se atentar ao prazo de regularização que se encerra no dia 30 deste mês.  

    “Muitos não cumprem todas as obrigações que possuem enquanto MEI e não sabem das implicações caso não sigam com o cumprimento das responsabilidades, portanto a nossa iniciativa visa ajudar os contribuintes na regularização das pendências que o CNPJ de um MEI possa ter”, comenta Paulo Henrique Vieira, coordenador do NAF da Unifor. 

    Ademais, a ação também abrirá CNPJ para aqueles que ainda não possuem, assim como encerrará o cadastro de pessoas que não o utilizam mais, porém estão sendo cobrados de responsabilidades. 

    Os efeitos negativos da não regularização 

    Caso o MEI perca o prazo e não regularize sua situação junto a Receita Federal do Brasil (RFB), ele terá que lidar com alguns efeitos negativos das sanções sofridas. Por exemplo, com a ocorrência da exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará ativo, entretanto perderá o benefício de recolher o tributo em valores fixos mensais, ou seja, passará a estar sujeito às regras de apuração no lucro real ou presumido.

    Já quem ficar com o CNPJ inapto, não poderá emitir notas fiscais e licenças, os alvarás serão cancelados e as dívidas passarão para o nome do microempreendedor, responsável pela empresa. Dessa forma, o CPF do proprietário fica “sujo”, o que dificulta a obtenção de empréstimos e financiamentos próprios.

    Benefícios 

    Se por um lado haverá efeitos negativos com a não regularização, para quem cumprir o estabelecido a realidade será outra. Os MEIs que estiverem regularizados junto à RFB contarão com alguns benefícios, sendo eles:

    • Preservação da inscrição no Simples Nacional e enquadramento no MEI;
    • Se manterá como assegurado no INSS, garantindo benefícios como auxílio-doença e aposentadoria.
    • Evitarão cobrança judicial dos débitos.
    • Facilidade para financiamentos, empréstimos e abertura de conta em nome da empresa.
    • Apuração de débitos em valores fixos.
    • Para mais, discute-se no congresso uma mudança na regra do MEI que pode trazer mais benefícios. Isso porque, o projeto de lei em debate visa ampliar a faixa de faturamento de empresas inscritas na RFB como MEI de R$ 81 mil para R$ 144 mil.
    • Segundo o levantamento de associações comerciais, a medida acolheria cerca de 470 mil negócios, com o faturamento na faixa incluída, e que poderão aderir à categoria.  

    Serviço

    Ação Regulariza MEI – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
    Data: 20 de setembro de 2023
    Horário: 18h às 22h
    Local: Bloco R, sala 01

    Mais informações: (85) 3477-3193

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *