A TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no Ceará, completou 55 anos de história nesta sexta-feira (31). Fundada por Edson Queiroz em 1970, a emissora se consolidou como referência em jornalismo e entretenimento, alcançando mais de 6,9 milhões de espectadores e integrando o Sistema Verdes Mares (SVM), o maior grupo de comunicação do Nordeste.
Desde sua inauguração, a TV Verdes Mares se destacou pelo pioneirismo. Em 1974, tornou-se a primeira emissora do Nordeste a transmitir imagens em cores, durante a cerimônia do Troféu Sereia de Ouro. Além disso, expandiu sua cobertura para o interior do Ceará e regiões vizinhas, fortalecendo sua presença no estado.
Este ano, o Grupo Globo celebra um marco importante: 100 anos de história, com o centenário do jornal O Globo, os 60 anos da TV Globo e os 10 anos do Globoplay. Nesta trajetória, a TV Verdes Mares tem sido parte fundamental, consolidando-se como uma das principais afiliadas da rede e contribuindo para a expansão e modernização da televisão brasileira.
“A TV Verdes Mares faz parte da história do Grupo Globo. Hoje, seguimos inovando e desempenhando um papel essencial na construção do futuro da televisão, além de reafirmar nosso compromisso com a informação de qualidade e a proximidade com o público”, afirma Ruy do Ceará Filho, Diretor Superintendente do SVM.
Ao longo de cinco décadas e meia, a emissora esteve presente em coberturas marcantes, como a visita do Papa João Paulo II a Fortaleza, em 1980, e o sequestro do cardeal e arcebispo Dom Aloísio Lorscheider, em 1994, quando noticiou os desdobramentos do caso.
No início dos anos 2000, a TV Verdes Mares acompanhou de perto eventos de grande impacto, como a Chacina dos Portugueses, em 2001, reafirmando seu compromisso com a informação precisa e ágil. Em diversas edições da Copa do Mundo, levou ao público a emoção dos jogos e a participação da seleção brasileira.
Em 2018, inovou ao integrar sua redação jornalística ao Sistema Verdes Mares, reforçando sua posição na vanguarda da imprensa brasileira e latino-americana. No ano seguinte, esteve presente na cobertura do desabamento do Edifício Andrea. Durante a pandemia da Covid-19, em 2020, a TVM também desempenhou um papel essencial na disseminação de informações confiáveis e no acompanhamento da crise sanitária. Mais recentemente, na eleição de 2024, a emissora realizou uma cobertura completa do segundo turno, garantindo ao público informações detalhadas sobre os resultados e análises políticas.
Em fevereiro de 2025, o SVM lançará ‘Milagre do Destino’, filme inspirado na história da jornalista do grupo, Marina Alves, que reencontrou sua irmã Lumara enquanto enfrentava o câncer. Sua trajetória também motivou uma ampla campanha de doação de medula óssea. O filme será exibido em rede nacional pela TV Globo.
Sobre o Sistema Verdes Mares
O Sistema Verdes Mares foi criado em 1960 e é um dos mais sólidos e completos conglomerados de mídia do país, pertencente ao Grupo Edson Queiroz. Formado pela TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri, jornal Diário do Nordeste, TV Diário, Verdinha FM, FM 93, Recife FM, de Pernambuco, portal G1 Ceará, e GE, o grupo se consolida pela qualidade do conteúdo e pela abrangência de sua rede de transmissão, estando presente em todos os municípios do estado do Ceará. Desde 2018, o SVM funciona em uma redação integrada, reunindo todo o jornalismo do grupo, materializando um projeto pioneiro no Brasil que o coloca na vanguarda da imprensa mundial e representa um marco no jornalismo da América Latina.