As notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) já estão disponíveis no site e a Trope, martech especializada em soluções de negócios para marcas com foco na geração Z, está com nova campanha em ativação com o Ecossistema Ânima, parceiro da empresa há três anos.
O objetivo principal desta iniciativa é utilizar o momento em que as notas do ENEM foram disponibilizadas para promover a autonomia na escolha do curso que a Geração Z quer fazer e incentivar a não fazerem uma escolha profissional baseada nos gostos ou desejos dos pais.
Quanto ao comportamento e aflições da Geração Z, Luiz Menezes, CEO da Trope, destaca que boa parte da comunidade ainda sofre com a decisão de entrar no ensino superior devido à pressão exercida por membros de outra geração. “Parte da GenZ considera um peso o momento de decisão do curso, e a meu ver isso é um reflexo da cobrança das gerações anteriores em atribuir esse momento ‘a grande definição da sua carreira e futuro’, como algo imutável ao decorrer dos anos, o que já não é uma verdade, em especial, para os nativos digitais”, destaca.
Nesta campanha, participam oito instituições do Ecossistema Ânima e foi escolhido um creator para divulgar as condições promocionais que envolvem a nota do ENEM para cada uma delas. De acordo com Menezes, o papel principal dos creators dentro da ação é gerar conhecimento de marca para as universidades e conversão, ou seja, trazer novos alunos nesse momento crucial.
Segundo Guilherme Almeida, Diretor de Marketing do Ecossistema Ânima, a decisão de trabalhar com criadores de conteúdo nesta iniciativa partiu da percepção de que eles são fundamentais para estabelecer relacionamento genuíno e eficaz com o jovem vestibulando. “Os criadores de conteúdos escolhidos com o apoio da Trope são fortalecidos nas comunidades em que as nossas instituições estão presentes, o que cria uma oportunidade maior para que se conectem com os nativos digitais. Com a nota do ENEM, o público-alvo consegue ingressar na universidade e obter uma bolsa de estudos, que pode variar de acordo com a nota do aluno”, explica.
Luiz Menezes destaca também que decidir a própria carreira é um dos momentos que mais provoca aflição na Geração Z, pois além de ser decisivo, envolve muita pressão de todos os lados. “A presença dos criadores de conteúdo na campanha é de extrema importância, pois eles conseguem atuar como amenizadores, empoderando os jovens que vão ingressar no ensino superior”, finaliza.
As instituições de ensino superior que serão impactadas pela campanha são: Universidade Anhembi Morumbi; UNA; Centro Universitário IBMR; Universidade Potiguar; Universidade São Judas Tadeu; UNIFACS; Unisul; e UniRitter.