• sex. abr 4th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Transtornos de Personalidade Dramática: Um mal coletivo

Nossa sociedade nunca passou por mudanças tão drásticas e rápidas como está passando atualmente, o que faz com que males antes pouco conhecidos ou baixa incidência se desenvolvessem mais rapidamente, como, por exemplo, os Transtornos de Personalidade Dramática.

O que são os Transtornos de Personalidade Dramática?

Os Transtornos Personalidade Dramática compreendem uma série de transtornos que podem ser enquadrados, existem diversos distúrbios de personalidade, entre eles temos: transtorno histriônico, transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno antissocial, transtorno Borderline, transtorno de personalidade dependente, transtorno narcisista, entre outros, eles são caracterizados por mudanças rápidas de emoções, pouca tolerância à frustação, impulsividade, preocupação excessiva com a aparência e etc.

Segundo o artigo “Vivemos um coletivo de transtorno de personalidade dramática”, escrito pelo Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela e pelo Médico Neuropsiquiatra, Dr. Francis Silveira, os transtornos de personalidade dramática podem ser definidos como: “Padrão persistente de experiência e comportamento que se desvia de forma acentuada das expectativas da cultura da pessoa, é difusa e inflexível, dando indícios na adolescência ou jovem, é estável ao longo dos anos e leva a sofrimento ou prejuízo”.

“É normal que indivíduos com transtorno de personalidade contenham um repertório pequeno de emoções, atitudes e comportamentos para aceitar os problemas e estresse do dia a dia, mostrando respostas desadaptativas que geram os sofrimentos e/ou prejuízos a si ou aos outros”. 

Outro comportamento muito marcante desse tipo de transtorno é a incoerência, devido a prejuízos na conexão frontotemporal, o que faz com que elas criem lógica inexistentes e se baseem nelas para tomar decisões sem coerência.

Como a sociedade está lidando com os Transtornos de Personalidade Dramáticas?

O Brasil é o país mais ansioso do mundo, e a ansiedade é um ponto importante para o desenvolvimento de transtornos dramáticos, por isso e outros fatores, como a internet, redes sociais e até mesmo a política, a sociedade brasileira sofre com um coletivo de desenvolvimento desses tipos de transtornos mentais.

“Vivenciamos tempos difíceis, decorrente ao estresse de adaptação e conjuntura dos desajustes sociais. Ressalta-se a violência, o desemprego, a influência da mídia e a política. Nota-se uma sociedade dramática convalescida pela imaturidade, impulsividade e egocentrismo”. Ressalta o artigo.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *