“A Menina e o Gênio das Lamparinas” é um espetáculo de bonecos de mamulengo criado pelo Grupo Parafuso de Teatro para despertar no público infanto juvenil reflexões sobre temas sensíveis da atualidade como identidade, respeito e racismo. Desde janeiro o Grupo se apresenta em escolas públicas do Ceará. As últimas apresentações em escolas públicas acontecem esta semana e dia 28 o encerramento na cidade de Maracanaú. Ao todo foram onze instituições de ensino de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú que receberam a atração que também pode ser vista em espaços culturais e privados.
A peça conta a história de Rosângela, uma menina negra que ama cantar. Ela também gosta muito de assistir ao programa infantil da apresentadora Bella Branquine, com dicas de moda e beleza. Acontece que certo dia, Rosângela se desespera ao perceber que não está dentro dos padrões exigidos por sua apresentadora. Com ajuda de outros personagens como Dona Zimá, Kauane Tapeba, a Cobra Bonitinha e o Gênio das Lamparinas, Rosângela vai se reconhecendo e reconhecendo sua cultura e sua identidade.
As produções do Grupo sempre apresentam temáticas importantes que fazem pensar sobre racismo, medo, empatia, autoconhecimento, empoderamento, mídias digitais e intolerância religiosa. “ A ideia é democratizar a arte e a cultura como formas de transformar pensamentos e ações” explica Keven Rocha, diretor do Grupo.
Criado em 2019, a partir dos encontros na disciplina de Teatro e Cultura Popular do curso de Teatro do Instituto Federal do Ceará, o Grupo Parafuso vem se debruçando na pesquisa do teatro de bonecos e de animação a partir da cultura popular nordestina. Também oferece aulas práticas de confecção de bonecos de mamulengo utilizando materiais recicláveis unindo exercícios teatrais de improviso e criação de histórias. Dentre suas produções destaca – se o curta-metragem de animação “Boi Eternidade”, recém lançado e disponível no canal do YouTube, que reflete sobre qual o lugar da cultura popular do Bumba Meu Boi nas mídias digitais.
~ “A Menina e o Gênio das Lamparinas”, é realizado através do edital Ceará de Incentivo às Artes/2022 da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Programação
“A Menina e o Gênio das Lamparinas”, livre para todas as idades.
FORTALEZA
>> Dia 21/03 – Terça-feira, às 9h30.
CEI Papa João XXVIII, Rua 13 de abril, 595A – Vila União.
>> Dia 22/03 – Quarta-feira, às 9h30
Escola Bilíngue Francisco Suderland Bastos Moda
Avenida Bernardo Manuel, 9970A – Dendê.
>> Dia 24/03 – Sexta Feira,às 7h40
EMEIEF Vicente Fialho, Rua Irmã Bazet, 182 – Montese.
MARACANAÚ
>> Dia 28/03 – Terça-feira
9h30 – EMEF Adauto Ferreira Lima – Av. do Contorno Leste, S/N, Timbó – Maracanaú.
14h – EMEIEF Prefeito Almir Freitas Dutra – Rua Elífio Medeiros da Cunha – Pajuçara, Maracanaú
>> Entre janeiro e fevereiro o grupo se apresentou em: Instituto dos Cegos do Ceará; Instituto de Educação dos Surdos do Ceará, EEMTI Liceu Vila Velha e Escola Maria José Ferreira Gomes, em Fortaleza e Escola Indígena Tapeba do Trilha e Escola Indígena da Ponte, em Caucaia.
Informações: (85) 98413- 9469/producionsparafusodeteatro@gmail.com @grupoparafusodeteatro
Ficha Técnica: Texto e direção: Keven Rocha. Atores: Jaene Pinho, Jéssica Alves, Mara Raquel e Samuel Siebra. Trilha Sonora: Wladimir Cavalcante. Produção: Caio César Vidal.