Após auditoria concluída no início do mês de abril, a Solar Coca-Cola foi contemplada com o Selo ESG-FIEC, certificação responsável por validar as práticas ambientais, sociais e de governança das empresas. A Solar está entre as cinco primeiras companhias do Ceará a receber a titulação, que foi outorgada em cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (26). A companhia, com sede no Ceará, tem como propósito ser referência em ESG, integrando os pilares deste conceito ao modelo de negócio da empresa.
“Ações em defesa do meio ambiente, que beneficiem a sociedade, e que garantem responsabilidade nas decisões ligadas à governança fazem parte do cotidiano corporativo da Solar Coca-Cola. Trazemos o ESG para o centro do nosso negócio, além de investir efetivamente, incorporamos em nossa cultura temas como consumo responsável e acesso democratizado à água e energia, gestão de resíduos e economia circular, responsabilidade social, inclusão e diversidade, capacitação de jovens, bem como o empoderamento econômico e o bom relacionamento com comunidades do entorno das nossas fábricas”, explica Arthur Ferraz, gerente de Relações Externas da Solar, que recebeu a honraria.
A fabricante do Sistema Coca-Cola, obteve destaque nos quesitos gestão de resíduos, gestão do Licenciamento Ambiental, disseminação das políticas internas para os colaboradores e quantidade de ações sociais. A certificação conquistada em tempo recorde é específica da unidade fabril da Solar Coca-Cola no município de Maracanaú, mas as ações de ESG da empresa ultrapassam os limites estaduais. A Solar mantém iniciativas de sustentabilidade em todos os Estados que está presente, o que equivale a 70% do território nacional. Dentre os diversos projetos, destacam-se iniciativas de gestão de resíduos, como o Recicla Solar, – que incentiva o desenvolvimento da cadeia da reciclagem e já coletou mais de 10 toneladas de PET, em seis estados brasileiros, incluindo o Ceará, o Coletivo Online, programa que capacita jovens ao primeiro emprego, e o #EuIncluo, programa de Inclusão e Diversidade da Solar Coca-Cola premiado nacionalmente.
“O recebimento do Selo ESG-FIEC é para a Solar um reflexo dos nossos resultados positivos, e de que estamos construindo um legado dentro do nosso meio no que diz respeito ao conceito de ESG. Em cada um dos pilares desta sigla temos compromissos sérios e metas ambiciosas. Ficamos muito felizes com essa certificação e nos orgulhamos em criar diariamente um ambiente de negócios cada vez mais sustentável, liderando mudanças para um futuro melhor”, comentou Arthur Ferraz.