• qui. abr 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Síndrome de Pica: Transtorno alimentar pode surgir após cirurgia bariátrica

A síndrome de Pica é um distúrbio alimentar pouco conhecido, mas que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, esta condição se caracteriza pelo desejo incontrolável de comer substâncias não nutritivas, como terra, sabão, giz, papel e até mesmo cabelo ou carvão.

Os sintomas da síndrome de Pica podem variar de acordo com a substância ingerida, mas geralmente incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, constipação, diarreia, anemia e intoxicação, mas em casos mais graves, a ingestão de substâncias não comestíveis pode causar obstrução intestinal, perfuração do estômago e até mesmo levar à morte. 

Apesar de ainda não se saber exatamente a causa do transtorno, alguns estudos o relacionam com deficiências nutricionais de ferro e, segundo o artigo “Um tipo diferente de desejo: Incidência e tratamento de pica após bypass gástrico laparoscópico em Y de Roux”, publicado no World Journal of Surgery, ela pode ter relação com a pós-cirurgia bariátrica.

De acordo com o estudo, apesar de baixa, houve incidência de casos após a realização de Bypass gástrico – Procedimento cirúrgico de redução do estômago – em especial de pagofagia, comer gelo, se manifestando apenas em mulheres.

Segundo o cirurgião especializado em cirurgia bariátrica, Dr. Fabio Rodrigues, diz que há o risco de desenvolver a Síndrome de Pica no pós-cirúrgico bariátrico, mas que as chances são mínimas, em especial se seguidos os cuidados necessários.

Existem alguns cuidados importantes para o pós-cirúrgico bariátrico, que ajudam na reeducação alimentar do paciente, com o acompanhamento de um nutricionista, o que ajuda a prevenir transtornos alimentares, como a Síndrome de Pica, normalmente causada por deficiências de ferro, o que é evitado com o acompanhamento de especialistas”. 

O tratamento para a Síndrome de Pica baseia–se quase que exclusivamente na realização de terapia para modificar os hábitos alimentares obtidos durante a síndrome, mas em alguns casos, a depender dos alimentos ingeridos, pode haver uma obstrução intestinal, o que pode gerar a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *