• sex. abr 4th, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Sindipostos-CE lista hábitos que aumentam o consumo de combustível do veículo

São vários os fatores que influenciam e podem fazer o automóvel ”beber” mais combustível, como o projeto em si (aerodinâmica, peso, motor etc), a falta de revisão periódica e os hábitos de quem está ao volante. A forma como o veículo é conduzido pode aumentar em até 25% o consumo de combustível, além de diminuir a vida útil do automóvel. Confira abaixo algumas dicas do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) para ajudar a economizar e evitar idas constantes ao mecânico.

1. Exigir demais do motor 

Acelerar o carro mais do que o necessário é um comportamento comum entre alguns condutores que insistem na aceleração acima do limite a fim de evitar que o automóvel “morra”. Mas, essa atitude aumenta os giros do motor e podem interferir negativamente na taxa de consumo de combustível.

2. Dirigir com os pneus descalibrados

Andar com os pneus descalibrados diminui a vida útil da peça e intensifica o consumo de combustível do veículo. O atrito do pneu murcho com o piso é ampliado e deixa o carro mais pesado, forçando o motor. A mesma coisa acontece se a direção estiver desalinhada.

3. Deixar o ar-condicionado ligado sempre

O uso contínuo do ar condicionado, especialmente na cidade, eleva muito o consumo de combustível. O equipamento pode aumentar o gasto em mais de 20%, principalmente no verão – ainda mais se você tiver o hábito de ligá-lo quando o veículo estiver muito quente, devido ao sol intenso.

4. Não fazer a manutenção das velas

Esses componentes são úteis para fazer a queima de combustível dentro do motor. Seu desgaste pode afetar o desempenho do automóvel e intensificar o consumo de gasolina. Quando as velas apresentam defeitos, o sistema de combustão se torna irregular, o que dificulta a partida do carro e gera falhas no motor em baixa rotação. O recomendado é que a cada 10 mil km rodados elas sejam inspecionadas por um mecânico especializado e de confiança.

5. Sobrecarregar o veículo

Quanto mais carga o veículo levar, mais gasolina será consumida. Se você está levando alguma coisa no porta-malas sem necessidade, tire-a de lá. Dessa forma, o consumo por quilômetro rodado diminuirá consideravelmente.

6. Não utilizar as marchas corretamente

Engatar marchas baixas em alta rotação aumenta o consumo de gasolina e o mesmo acontece quando forçamos o motor utilizando uma marcha mais alta em baixa velocidade. Portanto, é preciso saber usá-la corretamente para evitar problemas.

7. Acelerar quando o semáforo está amarelo

Um vício muito comum entre condutores é pisar no acelerador ao se aproximar de um semáforo amarelo, para conseguir passar antes que ele fique vermelho. Esse tipo de atitude intensifica o desgaste do sistema de freios e contribui para os custos com gasolina.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *