Para fortalecer a cadeia produtiva de eventos e estimular a geração de novos negócios e parcerias entre as instituições ligadas ao setor, o Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos Ce) realiza, nos dias 29 e 30 de novembro, a 2ª edição do Unieventos em parceria com o Sebrae Ceará, Governo do Estado do Ceará e Sistema Fecomércio. Com a temática “O Futuro do Mercado de Eventos”, as inscrições são gratuitas, e o evento acontece de forma híbrida, com transmissão pelo Youtube do Sindieventos Ce e presencial no Senac Reference, dia 30.
A programação conta com cinco painéis temáticos, workshops e uma palestra magna de encerramento com o presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, que falará sobre “Gestão de Sucesso”. No total, serão mais de 15 palestrantes entre profissionais da área de eventos, especialistas e convidados que irão abordar temas como: Novos tempos, desafios para os eventos sociais; Sustentabilidade, ODS no setor de eventos; Políticas públicas para o setor de eventos; O caminho para o preço e o lucro no mercado de eventos; Marca e Valor no mercado de eventos. Além disso, também serão apresentados cases de sucesso do setor de eventos na retomada com empresas cearenses e o 1º Workshop de Inovação e Mercado Audiovisual. As inscrições podem ser realizadas no site do Sindieventos, por meio do link https://sindieventosce.com.br/.
De acordo com Stella Pavan, presidente do Sindieventos CE, o propósito é somar forças entre profissionais, empresas, associações e instituições que formam toda a cadeia produtiva de serviços, o que inclui sonorização, montadoras e 53 setores que atuam em eventos, para uma retomada sustentável dos negócios. “Nós precisamos dialogar com a categoria, compartilhar experiências e oportunidades coletivas para geração de negócios e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas para o setor. Atualmente temos uma forte demanda por mão de obra qualificada e é preciso encontrar soluções coletivas. Isso fortalece e proporciona novos elos para o setor de turismo de negócios e eventos do Ceará, especialmente neste momento de retomada, uma vez que o setor e seus microempresários ficaram extremamente fragilizados com a paralisação”, explica.
Decorrente de atividades com forte potencial de geração de emprego e renda como turismo e eventos, desde corporativos, sociais, de entretenimento e culturais, o setor de serviços é o principal impulsionador do PIB do Estado, representando cerca de 77% da composição estrutural da economia cearense, de acordo com dados de 2019 do IPECE. Essa potencialidade, para a presidente do Sindieventos, precisa ser fortalecida, já que ainda existe grande déficit econômico por conta do período mais crítico da pandemia. “O retorno dos eventos ainda não está em 100% da sua capacidade, por isso temos agora grandes oportunidades de aperfeiçoamento e inovação para que seja possível conquistar investimentos e alavancar os negócios em 2023”, afirma Stella Pavan.
Sobre o Sindieventos
Fundado em 2001, o Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos Ce) é uma associação sindical sem fins lucrativos, constituída para fins de estudo, coordenação, assistência, proteção e representação legal da categoria. Atualmente, conta com mais de 67 empresas associadas. O setor atua em diversos segmentos, dentre eles: organizadores e promotores, empresas montadoras de estandes e estruturas, locadores de equipamentos de áudio & vídeo, serviços de segurança e limpeza, fornecedores de Catering (A&B) e Buffets, agências de viagem, marketing e publicidade, receptivo e cerimonial.
Programação:
Dia 29/11
Youtube Sindieventos Ce
14h – Cases de Sucesso no Mercado de Eventos, com mediação de Stella Pavan, presidente do Sindieventos; Participantes: Rômulo Alexandre, Cofundador do Ceará Global e Instituto Winds for Future, e Ricardo Busgaib, Diretor Presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira, organizadora do evento Sana.
15h30 – Novos Tempos, Desafios para Eventos Sociais, com mediação de Alda Iodes da Alfa Eventos; Participantes: Ariany Costa e Eurídice Cavalcante, da Liven Eventos.
16h20 – Sustentabilidade, Eventos e ODS no Âmbito dos Eventos, com mediação de André Luis, sócio-administrador da Transforme; Participantes: Ricardo Franceschuni, coordenador da área social da Biomovement Ambiental; Rui Oliveira, sócio-administrador da Transforme, e Carlos Viana, articulador da Unidade de Eventos e Editoração do Sebrae Ceará.
Dia 30/11
Youtube Sindieventos Ce
14h – Inovação e Mercado Audiovisual, com moderação de Rafael Bezerra, diretor da Arx Eventos e Vice-Presidente da ABEOC-CE. Participantes: Mário Gurjão, Diretor Executivo da TrendsCE; Paulo Pina, Diretor, produtor e empresário na área do audiovisual, da F3 Soluções; Tiago Guimarães, CEO da Bugaboo Studio.
15h30 – Políticas Públicas para o Setor de Eventos, com moderação de Josbertini Clementino – Sócio-Diretor da Sinergia Consultoria e Projetos e Consultor de projetos e em políticas públicas. Participante: Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza; Joaquim Cartaxo – Diretor Superintendente do Sebrae Ceará; e Valéria Cordeiro – secretária executiva de Cultura do Ceará (Secult).
Dia 30/11
Evento Presencial
Local: Senac Reference
18h – Marca e Valor no Mercado de Eventos com Luís André Domingos – CEO da Pensarte
19h – Gestão de Sucesso com Marcelo Paz – Presidente do Fortaleza Esporte Clube
2ª edição do Unieventos
Data: 29 e 30 de novembro
Formato híbrido
Inscrições gratuitas: https://sindieventosce.com.br/
Encerramento dia 30: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301)