• seg. jul 8th, 2024

Show-Manifesto do artista paraibano Julian Santt encerra exposição “Degenerado Tibira: O Desbatismo”

A exposição performática DEGENERADO TIBIRA: O DESBATISMO, com curadoria de Eduardo Bruno (Fortaleza/CE) e Waldirio Castro (Campina Grande/PB), segue aberta até o próximo dia 8 de setembro e contará com o Show-Manifesto do artista Julian Santt entres os atos de encerramento, no próximo dia 5 de setembro. A mostra, que estreou no último dia 7 de agosto em Fortaleza, reuniu mais de 30 obras de artistas cearenses, do Brasil e do mundo. 

A performance que acontece no próximo dia 5 será às 18h30, na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza, lugar que abriga a exposição. Em seu Show-Manifesto, durante 30 minutos o artista paraibano de Campina Grande revela “um grito de resistência transmasculina através da música popular e poesia marginal, levantando temas como a diversidade de gênero e sexualidade.

O momento também contará com a presença dos curadores e dos demais artistas envolvidos na exposição que resgata a história de Tibira do Maranhão; indígena vítima do primeiro caso documentado, na história do Brasil, do que atualmente se entende como crime de homotransfobia

Até o dia de encerramento acontece ainda o minicurso Desmontagem da exposição “Degenerado Tibira: O Desbatismo”, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 15h às 18h. Passando por todas as fases, até a realização final do projeto, a formação se aproveita do espaço expositivo como formulador de conhecimento para pensar questões como: expografia, curadoria, acessibilidade, entre outros que fazem parte do rizoma técnico-conceitual da exposição. 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Durante 30 dias, na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza, o público pôde conferir mais de 30 obras de diversos artistas locais, nacionais e internacionais que refletem sobre o cristianismo e a população LGBTQIAPN+ sob a ótica do primeiro caso de morte por LGBTfobia que se tem registro no Brasil. Durante esse período, a exposição também contou com programação diversa de seminário, minicursos e performances, ficando aberta à visitação de terça à sexta das 10h às 17h e aos sábados, das 09h às 16h. Além de contar com acessibilidade em libras e audiodescrição. 

A mostra possui como disparador da pesquisa curatorial o personagem da história não oficial brasileira Tibira do Maranhão. Pertencente ao povo originário Tupinambá, Tibira foi assassinado de forma brutal no séc. XVII, na região onde hoje está localizado o estado do Maranhão, a mando de frades franceses da ordem dos Capuchinhos, pelo crime de sodomia. Com a justificativa de purificar a terra de todas as maldades, Tibira foi batizado forçadamente e depois foi amarrado à boca de um canhão, tendo o corpo estraçalhado pela explosão. 

Inspirados no personagem, os curadores Eduardo Bruno e Waldírio Castro, por sua vez, montaram a exposição performática como exercício de romper com a morte e os silenciamentos físico, simbólico e histórico impostos aos corpos LGBTQIAPN+. 

A exposição se constrói enquanto uma produção de visualidades em torno da ideia de desbatismo e do tensionamento da população LGBTQIAPN+ e suas múltiplas interseccionalidades aos dogmas do cristianismo conservador que, historicamente, violentam essa população. 

Para o curador Waldirio Castro, “pensar em uma proposição onde as obras que compõem o ambiente remetam à ideia de desbatismo é uma forma de provocar um olhar crítico aos visitantes da exposição. Deste modo, ao imergir nas imagens e vídeos propostas pela curadoria, o público pode experimentar ter um olhar outro para as narrativas hegemônicas impostas pela lógica cis-hetero-cristã”. 

SERVIÇO 

A exposição performática DEGENERADO TIBIRA: O DESBATISMO é uma realização da Plataforma Imaginários, com apoio cultural da Secretaria de Cultura do

Estado do Ceará por meio da Lei nº 18.012, de 1º de abril de 2022, por meio do edital de Cidadania e Diversidade Cultural LGBTQIA+ e parceira com a Casa do Barão de Camocim, Instituto Iracema, SECULTFOR, Hub Cultural Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, D21, NeuroFilms e Coleção Amazoniana. 

By João Pedro Silva

É Jornalista, especialista em mídia esportiva desde 2018 é CEO/Fundador do Portal Esporte News. Foi jornalista da TV União, Radialista da Rádio Fortaleza FM e Rádio Dom Bosco FM. No INFluxo Portal é colunista e trata sobre cobertura de eventos, entretenimento e muito mais! Insta: @joaopedrosilvareal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *