• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Show gratuito celebra força e resiliência de cantoras negras da música brasileira no Pelourinho

ByJordan Vall

nov 20, 2023

No Brasil, onde a mulher historicamente é relegada a segundo plano, especialmente no cenário artístico, o projeto “Pretas Cantam Pretas” surge como uma poderosa resposta a essa marginalização. A mulher negra, ainda mais acintosamente, emerge como símbolo de resistência, especialmente na cultura e na música. O evento, marcado para o dia 24 de novembro, às 20h, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, na capital baiana, presta homenagem a compositoras e intérpretes que moldaram a história da música no país.

Desde os sambas de Dona Ivone Lara nos anos 1960 até os estrondosos sucessos de Iza e Ludmilla na atualidade, as mulheres negras vêm conquistando seu espaço, mas a luta persiste. A iniciativa é uma exaltação a essas artistas revolucionárias, que resistiram e fizeram história na arte, abrindo caminho para as novas gerações. O projeto destaca a importância do Novembro Negro para a luta pela reparação e igualdade racial no Brasil.

Nomes como Dona Ivone Lara, Alcione, Elza Soares, Margareth Menezes e Sandra de Sá serão homenageados no show, que promete ser uma celebração à música popular brasileira. O repertório incluirá clássicos imortalizados por essas grandes intérpretes, como Jovelina Pérola Negra, Karol Conká, Lady Zú, Liniker, Ludmilla, Márcia Short, Mart’nália e Negra Li. O evento contará com a participação das talentosas cantoras baianas Savannah e Mariana Silva.

A proposta do projeto vai além da música, buscando promover a conscientização racial e ações sociais. O acesso ao show será mediante a doação de 1kg de alimento para a campanha “Bahia Sem Fome”, do Governo do Estado da Bahia. Com direção musical da violonista Marília Sodré, o evento visa proporcionar entretenimento, cultura e abordar questões raciais, contribuindo para o combate ao racismo e fomentando a cultura para o público em geral e turistas que frequentam o Pelourinho.

O projeto se torna também um manifesto em prol da igualdade e respeito. Ao reconhecer o trabalho de cantoras negras pioneiras e oportunizar o talento de duas artistas em ascensão, Savannah e Mariana Silva, o projeto reforça a importância da arte na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *