No ano em que completaria 70 anos, Babi Guedes (1954 – 2014) recebe mais uma homenagem ao seu imensurável legado artístico. Resultado da união de familiares, amigos, admiradores e parceiros musicais, o show “Iluminação Divina – Um Samba Para Babi Guedes” será apresentado no dia 8 de junho, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza.
Com direção musical e percussão de Jeferson Portela, o espetáculo conta com a cantora e compositora Ercília Lima nos vocais. Juntam-se a dupla: Caleb (violão) e Joice Farias (Violão Sete Cordas). O repertório inclui uma seleção cuidadosa de músicas do álbum homônimo, além de composições que refletem a essência de Babi.
Ao longo de sua extensa trajetória no mundo das artes, o cearense colecionou amizades e parcerias sólidas. E são esses encontros, marcados na parede da memória, que dão o tom ao show. Tornando o momento ainda mais especial, Macaúba do Bandolim, Jane Guedes, Ernesto Cartaxo, Adriano Kanu, Paulo Miranda e Juliana Roza sobem ao palco como convidados.
Nos vocais, a cantora Ercília Lima, que empresta sua voz às composições do artista, também tinha uma conexão pessoal com Babi. “Sinto uma profunda gratidão pela oportunidade de tê-lo conhecido e mantenho um imenso carinho por sua memória e legado artístico, que tanto me influenciou. Emprestar minha voz às canções de Babi, nesta homenagem, é uma honra e também mais um agradecimento pela sua existência brilhante e eterna”, afirma.
São muitas mãos e vozes envolvidas nesta homenagem. Essa mistura heterogênea condiz bastante com a carreira que o artista construiu ao longo das décadas. Músico, cantor, compositor, escritor, mestre mamulengueiro… É impossível definir Babi em apenas uma palavra. Comprometido a manter viva e em expansão a cultura popular nordestina, o cearense passou a ser reconhecido como um mestre da cultura.
Sobre Babi
Nascido em Fortaleza, Babi Guedes abandonou o curso de direção teatral na UFRJ, em 1976, para seguir sua paixão pelo teatro de rua e se juntou ao renomado Teatro de Cultura Popular do Nordeste, sediado em Campinas/SP. Sua jornada artística o levou a integrar o Grupo Carroça de Mamulengos em Brasília, que o fez viajar pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste, levando consigo a arte do mamulengo, forma tradicional de teatro de bonecos do Nordeste brasileiro.
Em 1980, retornou a Fortaleza e fundou o Mamulengo Estrela do Norte, um marco na cena cultural local. Além de seu trabalho teatral, Babi também se destacou como músico, gravando diversas músicas de forma independente e em colaboração com outros artistas, como o grupo Fulô da Aurora.
Uma das contribuições mais notáveis para a música foi o CD “Iluminação Divina”, uma coletânea de sambas de sua autoria. Este álbum não apenas evidencia sua habilidade como compositor, mas também sua profunda conexão com a cultura popular brasileira e seu compromisso em preservar e difundir suas tradições.
Ficha Técnica:
Voz – Ercília Lima
Cavaquinho – Caleb
Violão Sete Cordas – Joice Farias
Percussão – Jeferson Portela
Direção Musical: Jeferson Portela
Produção: Alice Araújo
Participações especiais: Ernesto Cartaxo, Adriano Kanu, Paulo Miranda e Juliana Roza
Serviço:
Iluminação Divina – Um Samba Para Babi Guedes
Data: 8 de junho (sábado)
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (R. Conde d’Eu, 560 – Centro)
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)