O Dia das Mães se aproxima, com celebração no próximo dia 14 de maio. Com essa data comemorativa, que perde apenas para o Natal, o comércio varejista espera alavancar o número de vendas de presentes como cosméticos, peças para cozinhas, roupas e calçados. Mas há um produto tradicional que nunca perde espaço em qualquer ocasião: são as flores e as plantas ornamentais. No dia em que antecede o Dia das Mães, a Associação do Mercado da Flor de Fortaleza mantém a expectativa de incrementar 30% no volume de vendas de flores e acessórios.
Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Associação do Mercado da Flor de Fortaleza, Sérgio Tavares, a busca maior da clientela é pelas chamadas flores de corte, também conhecidas como buquês e arranjos florais. “No entanto, desde o período da pandemia, observamos que as plantas ou flores envasadas cresceram consideravelmente. Logo, neste período de Dia das Mães, estamos bastante otimistas para o aumento das vendas das plantas envasadas, uma vez que os buquês ou uma flor de corte têm um tempo de vida curto, passando a não ser uma opção duradoura de presentes”, afirma Sérgio Tavares.
Ainda de acordo com o diretor da Associação, no início deste mês de maio, com o retorno oficial das festividades particulares e públicas, os comerciantes revendedores, assim como o consumidor final, voltaram a intensificar as compras de plantas ornamentais no Mercado. Para o presidente da Associação do Mercado da Flor, Zezinho Monteiro-DuPaRá, em comparação com o ano passado, as vendas têm sido positivas tanto no atacado como no varejo, elevando o índice de lucratividade para floristas. “Minha expectativa é de um crescimento substancial nesta data, dando continuidade para o restante do ano de 2023”, disse.
Segundo a comerciante de flores e artesã, Roberta Pereira, atualmente, as vendas online dos produtos têm sido intensas quando comparado com o ano de 2022. A comerciante destaca que as buscas por rosas vermelhas para presentear as mães “nunca saem de moda”, porém, “ultimamente as orquídeas têm ganhado ainda mais espaço entre os consumidores, sendo a campeã de vendas, pois quando cuidada corretamente, elas podem pode durar até dois meses”.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de flores cresceu 15% nos últimos anos, com um faturamento de R$11 bilhões. O Instituto também expressou otimismo, com a data comemorativa, nas vendas antecipadas, uma vez que os produtores foram agraciados com o bom tempo nas últimas semanas, o que colaborou com a qualidade dos produtos, ainda que as intensas chuvas registradas até meados de abril tenham prejudicado razoavelmente as produções de flores de corte, em especial as rosas.
Entretanto, o Ibraflor ressalta boas vendas não apenas no “Dia das Mães”, mas o Instituto já prepara o mercado para o próximo mês de junho, quando as vendas também são intensas em virtude do Dia dos Namorados.