com segurança, e ainda a urbanização que a comunidade irá receber. A gente vai ter um espaço para área de lazer, que vai gerar emprego e renda, além de um local para realizarmos nossos eventos. Será muito bom para todos nós que vivemos nesse entorno,” celebrou Rildson.
Também, participaram do evento os secretários executivos de Planejamento e Gestão Interna, Ronaldo Borges, e de Logística Intermodal e Obras, Liana Fujita; engenheiros e equipe técnica da secretaria; o presidente do Metrofor, Plínio Saboya; o secretário de Relações Comunitárias do Governo do Ceará, André Barbosa, e outras autoridades.
Sobre a passarela
Com extensão total de 300 metros de comprimento e altura em torno de oito metros, a passarela contará com dois acessos: um pela Rua Vicente Linhares, esquina com Rua Fonseca Lobo, e o outro pela Rua Vicente Linhares, esquina com Avenida Engenheiro Santana Júnior.
A passarela será erguida com estrutura de concreto e guarda corpo em chapas de alumínio, seguindo o padrão estabelecido pelo Governo do Ceará, além do corrimão em aço inox. Junto à obra da passarela, também, serão realizados serviços de urbanização nas áreas de acessos ao equipamento, como pavimentação intertravada, iluminação, bancos, academia social e playground. O investimento será da ordem de R$ 4 bilhões.
Outro benefício proveniente da obra será o desbloqueio da rua Vicente Linhares, no trecho entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Via Expressa.
Saiba mais
Após a conclusão da obra, o percurso do VLT Parangaba-Mucuripe contará com oito passarelas de pedestres. Atualmente, já existem sete que garantem acesso seguro aos moradores no entorno da linha. São elas: passarela de acesso à Estação Mucuripe; outra de travessia da Avenida Alberto Sá; a de acesso à Estação Papicu; sobre o túnel longitudinal da Via Expressa, na rua Eduardo Garcia; a de acesso à Estação Pontes Vieira; de travessia da rua Paulo Firmeza, no São João do Tauape, e a de travessia sobre o Riacho Tauape.
Além de facilitar a mobilidade urbana em Fortaleza, o VLT trouxe muitos benefícios para a população que vive nas regiões por onde a linha passa. Os moradores passaram a contar com a urbanização dos entornos dos equipamentos, como novas praças, vias pavimentadas, iluminação e esgotamento sanitário em diversos pontos do percurso.