Com a opinião do médico e membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia, Erik Guanabara
O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. No Ceará, especificamente em Fortaleza, cerca de 49,8% da população não pratica algum exercício, de acordo com o observatório da
atenção primária da Umane.
O médico e membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia, Erik Guanabara, afirma que o sedentarismo traz uma série de prejuízos físicos e mentais.
“No campo das doenças, temos uma maior incidência de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e atrofia muscular. Fora que também pode ocasionar sonolência, baixa autoestima, ansiedade e depressão”, diz o especialista.
Para evitar o sedentarismo, é preciso adotar um estilo de vida mais saudável. “Algumas adequações nos hábitos podem fazer toda a diferença para manter o corpo em movimento e garantir o equilíbrio à saúde”, comenta.
Nas iniciativas estão: alimentação saudável, atividades físicas e acompanhamento médico. “Troque o elevador pela escada, prefira realizar pequenos trajetos caminhando e pratique pelo menos 30 minutos de atividade física por dia”, enumera.
“Além de prevenir doenças, evita intervenções médicas, uso de medicamentos, melhora a sensação de bem-estar, a qualidade do sono e promove mais disposição”, avalia.