O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, recebeu o grupo de trabalho formado por gestores e técnicos da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), para debater a viabilidade de implementação do projeto de microssistema comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos no interior do Ceará. O encontro foi realizado na segunda-feira (4), na sede da pasta estadual, em Fortaleza, e contou com a participação de técnicos da Coordenadoria de Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua) da SDA.
Moisés Braz destacou a importância do projeto elaborado por técnicos da SDA. “A nossa preocupação é a clareza das informações no projeto dos microssistemas comunitários para as famílias beneficiadas. Saber quais comunidades serão contempladas, como serão esses reservatórios, a questão dos espaços. Nós vamos ter que estudar bem as análises dos investimentos para que essas pessoas não fiquem abandonadas por outras políticas públicas de acesso à água. Por isso o projeto tem de ser bem estruturado”, afirmou. Segundo o secretário, se a proposta for aprovada, o projeto deverá conter formação e capacitação para o uso dessas tecnologias sociais com as famílias. “O objetivo é garantir o bom uso dos equipamentos”, pontuou.
Com o objetivo de utilizar poços existentes perfurados pela Sohidra e pela SDA para usos múltiplos pela comunidade, o projeto entrará em fase de captação de recursos pelas pastas envolvidas. Com o investimento, serão colocados equipamentos em teste, para então serem avaliados e ampliados em todo o estado.
O superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira reforçou a importância da articulação interinstitucional. “A integração entre os sistemas da SRH e da SDA tem sido uma iniciativa de extrema importância, pois esse equipamento em desenvolvimento conjunto irá garantir a segurança hídrica em diversos municípios cearenses”, afirmou. Coordenadora da Coagua, Odalea Severo sugeriu a montagem de um piloto para que o projeto possa obter recursos do Governo Federal.
Estiveram presentes na reunião o coordenador jurídico da SRH, Ricardo Veras, a advogada da SRH, Ticiana Fonseca, e a assessora do titular da pasta, Karine Vasconcelos. Pela SDA, marcaram presença a supervisora do núcleo de tecnologias, Iana Madeira, o engenheiro civil e ambiental Lincoln Freire, o engenheiro agrônomo e ambiental Weverton Vasconcelos e a assessora jurídica Maria Mourão.
Sobre o Projeto
O microssistema comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos buscará atender famílias de baixa renda e residentes na zona rural por meio de um equipamento composto por captação de água de fonte subterrânea já existente.
Após as fases de captação de recursos e testes, a implantação do microssistema seguirá as etapas de mobilização com cadastro das famílias, capacitação dos beneficiários quanto ao uso do equipamento e à gestão da água, para então ocorrer a implementação do microssistema (Com informações da Sohidra).