Com o intuito de preservar um dos patrimônios histórico-culturais mais relevantes da capital cearense, a Santa Casa de Fortaleza inicia, neste mês de outubro, a restauração de sua fachada. A obra é executada por meio da parceria FIEC, Sesi e Senai, com previsão de conclusão em, aproximadamente, três meses.
A restauração é composta por duas etapas: a primeira consiste na recuperação estrutural, que deve durar cerca de 50 dias, e a segunda parte abrange a pintura, em um período médio de 40 dias. O restauro conta com o apoio da Secretaria de Turismo de Fortaleza por meio da liberação da documentação necessária para a intervenção.
“Essa é a primeira restauração que a Santa Casa recebe desde 2009 e representa um esforço conjunto para preservação do imóvel, que é referência à identidade e à memória da sociedade fortalezense, bem como da ciência e da medicina social”, afirma o provedor da instituição, Vladimir Spinelli.
Sobre o prédio da Santa Casa de Fortaleza
Construída em 1847 e concluída em 1857, a edificação recebeu o nome de Hospital de Caridade e foi projetada para ter apenas um pavimento. A primeira reforma veio nos primeiros anos no século passado, com adição de mais um andar e fachada em estilo neoclássico, mantida até os presentes dias. Em 2000, o projeto Fortaleza Histórica, do Governo do Estado, realizou a restauração da fachada, recuperando as cores originais do imóvel antigo. A iniciativa de tombamento do prédio data de janeiro de 2006, como forma de preservar as características arquitetônicas de Fortaleza do final do século XIX e início do século XX.