• seg. set 30th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Ronco é o menor dos problemas de quem desenvolve apneia obstrutiva

    Uma nova campanha circula nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar que a apneia do sono é “Mais Do Que Um Ronco”, nome dado ao projeto colaborativo idealizado pela Academia Americana de Medicina do Sono.

    A importância desse tipo de ação é incentivar aqueles que têm o problema a buscarem tratamento, evitando assim complicações maiores. “Cuidar dessa questão de saúde é importante, já que a apneia obstrutiva e a sonolência diurna excessiva podem ter implicações sérias para o paciente. Acredita-se que atuem como um fator de risco para outras condições, como doenças cardiovasculares, endócrino metabólicas e neurodegenerativas”, explica Gleison Guimarães, médico especialista em Pneumologia pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

    Com consequências alarmantes, a apneia obstrutiva do sono chega a afetar quase 30 milhões de pessoas adultas somente nos Estados Unidos, sendo que 80% dos casos não são diagnosticados, custando ao país mais de US$ 149 bilhões por ano em gastos de assistência médica, além de uma perda de produtividade nas empresas, acidentes de trabalho e de veículos.

    “Quando alguém não dorme o suficiente ou de forma adequada, é comum que no dia seguinte essa pessoa esteja em um estado maior de fadiga, principalmente porque não houve o descanso necessário e o corpo ainda precisa se recuperar. Com isso, esse indivíduo não tem a mesma capacidade de executar suas atividades pessoais e profissionais, podendo cometer erros que não cometeria se estivesse completamente descansado. Por outro lado, uma noite de sono reparadora é primordial para elevar o rendimento de qualquer pessoa, melhorando a produtividade e os resultados apresentados”, completa o especialista.

    Os principais sinais de alerta de que uma pessoa está passando pelo problema são o ronco e a sonolência diurna excessiva, aumentando riscos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até depressão. Por isso, ao primeiro sintoma, é preciso conversar com seu médico, para avaliar a necessidade de testes diagnósticos e indicação do melhor tratamento.

    Nesse contexto, existem diferentes possibilidades para tratar a apneia obstrutiva. Uma delas é o uso do aparelho de CPAP, pressão positiva nas vias aéreas, que faz uso de níveis de pressão de ar fornecidos por uma máscara e que mantém a via aérea aberta durante o uso. Além dela, aparelhos orais, cirurgia, perda de peso e outras terapias podem auxiliar. “Distúrbios neurológicos, cansaço, sonolência, irritabilidade, ansiedade, depressão, problemas sexuais e estresse são sintomas comuns de noites mal dormidas ou a falta de um sono adequado, o que aumenta o risco de erros e acidentes nos mais diversos locais de trabalho”, conta Dr. Gleison.

    Além disso, as doenças cardiovasculares são uma consequência importante das noites mal dormidas, além de contabilizarem a principal causa de mortes no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para evitá-las, existe uma série de ações recomendadas pelos médicos e ressaltadas pelas diretrizes da American Heart Association em uma lista chamada Life´s Essential 7. Até pouco tempo atrás, esses pilares eram sete: parar de fumar, comer melhor, se manter ativo, controlar o peso e a pressão arterial, controlar o colesterol e diminuir o açúcar no sangue. Em junho deste ano, porém, a lista ganhou o item “qualidade do sono”.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *