Morar em condomínio para uns é maravilhoso, seguro e repleto de paz, mas para outros a convivência pode ter suas dificuldades, principalmente quando as opiniões não são as mesmas do vizinho. E neste período das eleições, os ânimos estão mais exaltados, levando muitas vezes a brigas nos grupos de whatsapp e reclamações de moradores que colocam bandeiras ou adesivos de candidatos em janelas e fachadas dos apartamentos. Neste caso, cabe ao síndico estabelecer as regras para um convívio harmônico entre os moradores, sem, é claro, infringir os seus direitos.
De acordo com o diretor da Viper Condomínios, Alexandre Guilhon, pendurar bandeiras de partidos e propagandas políticas não é permitido. “Muitas Convenções de Condomínios e Regimento Interno vedam expressamente pendurar bandeiras ou qualquer outro objeto nas fachadas. A Lei 4.591/64 informa que é proibido a qualquer condômino alterar a fachada, assim, muitos entendem que, ainda de forma transitória, a fachada é modificada”, explica.
Além disso, os ruídos sonoros, quando se trata do jingle de um partido ou candidato, ou mesmo os famosos panelaços e os debates no grupo de whatsapp do condomínio também podem virar um problema na convivência.
“A manifestação política é sempre possível. É um direito constitucional exercer a política, expressar a opinião, desde que seja feita com moderação. O síndico deve informar os condôminos sobre o que pode e o que não pode no condomínio por meio da fixação de cartazes nos quadros de avisos ou nos elevadores ou até mesmo pelos aplicativos de mensagens oficiais ou por e-mail. Já nos grupos de mensagens é necessário que os condôminos se respeitem e que tenham uma certa tolerância para não haver brigas e bate-boca. Neste caso, a dica é delimitar os temas abordados nos grupos “, pontua Guilhon.