• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Reforma do Código Civil: assinatura digital ganha importância no cenário brasileiro e fará parte da iniciativa

Com projeção de crescimento de 36,2% até 2030 e faturamento de 40 bilhões de dólares, de acordo com levantamento da Grand View Research, a assinatura digital tem desempenhado papel importante no cenário de negócios brasileiro. Tanto isso é verdade que, recentemente, uma comissão de juristas encaminhou ao Senado um anteprojeto de revisão do Código Civil englobando tópicos como o direito digital, com medidas específicas para esse setor.

Para Getúlio Santos, CEO da ZapSign, startup de assinatura de documentos por meios digitais, isso só reforça o quanto a assinatura eletrônica se faz presente e é fundamental para as companhias e indivíduos do Brasil. “Além da economia de recursos, já que não são necessários mais gastos com impressão, deslocamentos, armazenamento e gerenciamento de cada registro, a medida também é sustentável, já que contribui com a economia de 95% na emissão de CO² e 90% do consumo de água, ambos gerados pela produção do papel”, explica o CEO.

Contudo, o profissional reforça que, no anteprojeto apresentado ao Senado, que deve ser avaliado pelo presidente Rodrigo Pacheco em breve, a proposta, entre outras finalidades, é proteger direitos e promover um ambiente online mais seguro. “Embora ainda não tenha tido acesso à versão final do anteprojeto, tudo indica que a revisão do Código Civil, trará a redação da lei 14.063 de 2020 para o Código Civil, mantendo as três principais modalidades de assinatura eletrônicas: simples, avançada e qualificada”.

Para exemplificar a variedade da utilização da assinatura digital, Santos traz dados de sua própria plataforma. “ Para termos uma ideia, no ano passado, 28% dos documentos utilizaram métodos avançados de autenticação, sendo 56% solicitando foto, 85% exigindo selfie para validação e 20% validando CPF. Em 2024, houve um aumento de 33% no volume de assinaturas com foto de documento, além de um crescimento de 47% no volume de selfie e 76% nas validações de CPF”, pontua.

O CEO defende que, caso o anteprojeto vá para frente, a tendência é que a assinatura digital ganhe cada vez mais corpo no Brasil. “A modalidade já está bastante difundida por aqui, já que atestamos um crescimento de mais de 140% no número de documentos assinados mensalmente em 2023. As empresas brasileiras estão cada vez mais investindo na digitalização de seus processos e as assinaturas eletrônicas são uma parte importante dessa transformação, pois permitem a elas simplificar e automatizar seus processos de assinatura.”, finaliza.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *