• qui. abr 3rd, 2025

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Rede ICT Nordeste avança e deve ser lançada nos próximos dias

Crédito: Elvis Aleluia (Ascom/Sudene)

A Sudene deu mais um passo para a criação da Rede ICT Nordeste, uma iniciativa em parceira com o Consórcio Nordeste de Governadores e as instituições de ciência, tecnologia e inovação da região. Em encontro nesta quarta-feira (24) com reitores dos Institutos Federais nordestinos e representantes da Andifes e da Abruem, foi discutida a elaboração do plano de trabalho.

Um dos objetivos da Rede, além de integrar todas as instituições de ciência, tecnologia e inovação do Nordeste, é alinhar pesquisas e iniciativas dessas instituições às missões da Nova Indústria Brasil (NIB) e às cadeias produtivas da nossa região.

“Nós estamos reafirmando o papel dessas instituições, articuladas para o diálogo com os demais atores político-institucionais presentes na região, para a promoção do desenvolvimento regional. Queremos tornar o Nordeste mais competitivo, aproveitando a janela de oportunidades a partir da neoindustrialização”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

São eixos da nova política industrial brasileira as cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética; o complexo da saúde (CEIS) resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades. Também fazem parte a transformação digital da indústria para ampliar a produtividade e a bioeconomia, descarbonização; transição energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras; e tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.

A Rede será constituída a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Sudene, o Consórcio Nordeste e as universidades federais, estaduais e os institutos federais. Esse instrumento formal consolidará a organização e atuação do grupo e deverá ser formalizado nos próximos dias.

“Esse é um modelo muito especial, que não tem similar em outras regiões do pais. A Rede ICT Nordeste traz a visão do desenvolvimento regional deve ser construída de forma pactuada com todos os atores políticos-institucionais nordestinos”, destacou o reitor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas.

Espera-se que os integrantes trabalhem, primeiramente, em um mapeamento das pesquisas em curso nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da NIB. O passo seguinte será a elaboração de uma agenda de pesquisas a partir das necessidades da região baseada na inovação.

By Jordan Vall

É jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão, na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). O jornalista também é Host do Podcast @podnoscontar. Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no IN Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *