Quem nunca já se viu pensando sobre alguma situação inusitada? Ou até mesmo algo curioso sobre algum assunto pouco ou quase nada falado da História? Foi pensando nisso que a série “Esta história tem mais história” surgiu. A iniciativa do Centro Universitário Farias Brito foi lançada no último dia 9 de setembro, podendo ser acompanhada no canal da Escola na plataforma Youtube e através de podcasts exclusivos no serviço de streaming Spotify. Esse projeto foi desenvolvido no intuito de revelar detalhes marcantes e inusitados de acontecimentos que marcaram uma era.
O primeiro episódio desse material chama-se “O Fotógrafo de Hitler” e é apresentado pelo professor Nilton Sousa, que chama a atenção para os detalhes da história contados a partir do poder que uma câmera fotográfica teve durante um processo turbulento para a Alemanha. O vídeo que soma mais de mil visualizações, conta como a História aconteceu por trás e diante das lentes de um fotógrafo alemão que logo mais à frente mergulharia em um universo complexo do nazismo alemão e dos perigos do culto ao líder do governo naquela época. As observações dos ângulos captados por Heinrich Hoffmann são registradas em mais de dois milhões e meio de imagens.
Para um dos idealizadores desse projeto, a ideia é ampliar a cultura e o repertório geral das pessoas que tenham interesse em assuntos de história. “Nosso papel educacional aqui no FB é esse: poder levar conhecimento a todos. Ensinar, instruir, educar… E esse projeto tem esse sentido que é de alcançar a todos através das redes sociais, por meio de vídeos curtos, porém interessantes sobre temas de microhistória”, explicou Nilton.