Um item que não falta na lista da maioria das famílias brasileiras é o ovo. A proteína é uma escolha quase sempre feita por conta do custo-benefício e o considerável valor nutricional. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil é uma dos maiores produtores mundiais de ovos, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). No setor de ovos, a produção total do país deve chegar a 52,55 bilhões de unidades até o final de 2023, número 1% maior que as 52,06 bilhões de unidades produzidas em 2022.
De acordo com Mirtene Nogueira, técnica de qualidade da Tijuca Alimentos, o consumidor precisa ficar atento ao prazo de vencimento que vem sinalizado na caixa do produto no supermercado e, em seguida, com o armazenamento. “Poucas pessoas sabem que os ovos possuem um prazo de validade. No entanto, ele é de 25 dias, que passam a ser contabilizados a partir do dia da postura. Se estiver fora da geladeira, a estimativa pode variar, principalmente no verão. Além disso, o produto necessita ser mantido em um local fresco e arejado”, explica Mirtene.
Outro erro que pode comprometer e prejudicar o prazo de validade do ovo diz respeito a ambientes com oscilações de temperaturas, como é o caso de portas de geladeiras. “Armazenar e manter no local apropriado faz toda a diferença para conseguir perdurar o prazo de validade dentro do recomendado. O ovo também é um alimento poroso, então deixá-lo na geladeira em um recipiente aberto e em contato direto com outros alimentos, principalmente crus, pode passar cheiro ou até contaminar esses ovos”, comenta a profissional.
A técnica de qualidade ainda complementa que, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o armazenamento deve ser preferencialmente refrigerado, apesar de que a prática no país não é obrigatória quando visa o armazenamento de ovos para venda. “A qualidade nutricional e o peso dos ovos vão reduzindo com o tempo e, caso não estejam próprios para consumo, podem levar a problemas como infecção intestinal. Logo, é muito importante estar atento com o período de validade e o cuidado no armazenamento”, pontua.
Sobre a Tijuca Alimentos
Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, no Piauí e no Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel, Tianguá, Iguatu e Beberibe, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para o transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.