• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Quais são as doenças das pálpebras e como o oftalmologista pode ajudar?

    Todo cuidado é pouco quando se trata da visão. Embora poucas pessoas procurem o oftalmologista regularmente, essa é a maneira mais adequada para evitar complicações. Quando falamos em complicações, saiba que as pálpebras também merecem toda a atenção para evitar doenças graves.

    A oftalmologista Priscilla Druddi, sócia-fundador da rede de franquias Olhar Certo, lista 3 doenças da pálpebra e quais os cuidados com cada uma delas.

    1. Blefarite

    A blefarite é até bem comum, pode ser persistente e crônica. Como causa principal pode-se destacar uma disfunção das glândulas sebáceas da região palpebral. Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve redobrar a atenção! Mas também as condições podem ser diversas como doenças da pele ou infecções das margens palpebrais.

    Quais são os sintomas? Inchaço, vermelhidão, olhos secos, sensação de areia nos olhos e formação de crostas.

    Como tratar? É fundamental redobrar os cuidados com a higiene e utilizar uma pomada antimicrobiana.

    2. Terçol

    Popularmente conhecido, o terçol tem também outros nomes tanto na linguagem médica quanto na popular: hordéolo e bonitinha. Trata-se de uma infecção na glândula palpebral, que pode se encher de pus, causar inchaço, trazer vermelhidão e dor.

    Nesse caso, por ser uma infecção bacteriana, talvez seja necessário o uso de antibiótico que deve, sem dúvida, ser indicado pelo médico oftalmologista para que tenha tratamento adequado. Conforme o caso, em alguns dias tudo se resolve. Mas se complicar, serão indicadas compressas, pomada ou até mesmo uma drenagem pelo profissional médico.

    3. Ptose palpebral

    Na maioria das vezes é associada apenas a uma questão de estética, que afeta a auto estima, já que representa as pálpebras superiores caídas. Porém, essa condição muitas vezes prejudica o campo de visão que fica reduzido. Portanto, é muito importante uma avaliação do oftalmologista.

    O tratamento dependerá de cada caso. Pode ser feito com exercícios visuais, massagens e estímulos. Porém, pode haver por parte do especialista, a indicação de procedimento cirúrgico, chamado blefaroplastia. O objetivo é a retirada do excesso de tecido (pele e gordura) em pálpebras, superiores ou inferiores.

    “Toda prevenção é valiosa já que o diagnóstico precoce evita o agravamento de possíveis doenças”, afirma Dra. Priscilla.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *