Os principais avanços e vitórias dos últimos anos relacionados à inclusão e ao acesso à direitos por grupos historicamente minorizados será o tema central das discussões na 5ª Edição da Semana da Inclusão e Diversidade da PwC Brasil. O evento deu início nesta segunda-feira (26) com a presença de especialistas em painéis voltados para diferentes dimensões da diversidade, como: equidade de gênero e racial, direitos das pessoas com deficiência, conquistas da comunidade LGBTI+, além de uma análise da perspectiva geracional em todo esse contexto. Serão cinco entrevistas, todas realizadas no escritório da PwC Brasil, com transmissão online no canal da firma no YouTube.
A semana começou com uma conversa sobre “A conquista que vem delas: o avanço dos direitos e protagonismo das mulheres na sociedade” com a especialista em Direito da Mulher, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-SP e idealizadora do movimento Me Too Brazil, Marina Ganzarolli.
A segunda roda de conversa será com o consultor Guilherme Bara, sobre a importância dos movimentos para a ampliação da garantia da inclusão de pessoas com deficiência. Desde o movimento de um grupo na década de 80, passando por conquistas como a Lei de Cotas, a Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência de 2006 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015.
O presidente nacional da CUFA (Central Única das Favelas), Preto Zezé, aborda as lutas da população negra por justiça, equidade e igualdade de oportunidades, sobretudo no mundo do trabalho no debate “Avanço da população negra na sociedade: conquistas de direitos e inserção no mercado de trabalho”, que será realizado na quarta-feira (28). O convidado também trará um pouco da sua experiência como membro da Frente Nacional Antirracista, empresário, escritor e fundador da LIS – Laboratório de Inovação Social.
Na quinta-feira, a programação segue com o tema “O avanço da pauta geracional: um eixo estratégico para a sustentabilidade dos negócios”, com a presença de Monique Evelle, membro do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), do Conselho Consultivo da Reprograma e do Consulado dos Estados Unidos, ela discutirá os impactos positivos dentro das organizações e na sociedade com o avanço de iniciativas, pesquisas e tendências geracionais do presente e futuro.
A Semana de Inclusão e Diversidade da PwC Brasil encerra na sexta-feira (30), com a participação de Renan Quinalha, professor e escritor com formação em Direito e Ciências Sociais, com foco em Direitos Humanos, que irá abordar a importância do papel da sociedade civil em ações que contribuem para as conquistas legais e iniciativas sociais em prol da comunidade LGBTI+.
“Sabemos do potencial de transformação de debates como estes, mas só o discurso não basta. A construção de uma cultura de inclusão, reconhecimento e pertencimento, passa pela mudança de atitude e comportamento de todos e todas, além de iniciativas que corroboram com essa transformação. Possuímos programas e ações afirmativas dedicadas para cada um dos cinco pilares de diversidade que serão tratados durante a 5ª Semana de Inclusão e Diversidade da PwC: comenta o sócio da PwC Brasil Leandro Camilo.
Para participar do evento, é só acessar o canal da PwC no YouTube: https://www.youtube.com/user/PwCBrasil, todos os debates têm início às 17h.
Serviço:
Semana PwC de Diversidade
Data: 26/09 a 30/10, às 17h Local: Youtube da PwC Brasil – https://www.youtube.com/user/PwCBrasil