Muitas pessoas acreditam que o protetor solar só deve ser utilizado nos dias de sol e na hora de ir à praia/piscina. Mas usar o filtro solar precisa ser um hábito diário. O produto traz uma série de benefícios à saúde da sua pele, como a proteção contra os raios UVS, doenças, poluição, entre outros fatores.
A Dra.Mara Freitas, fisioterapeuta dermatofuncional, especialista em gerenciamento saudável da pele (SKIN RESET) explica que é extremamente necessário usar todos os dias. “O uso diário do protetor solar está relacionado à prevenção de doenças de pele como cânceres, melanomas, elastose solar, doenças pigmentares e fotoenvelhecimento”, diz. Além disso, o uso diário previne o envelhecimento precoce, reduz o processo oxidativo celular, evitando manchas hiperpigmentadas e melasmas.
A escolha do filtro solar correto vai depender de cada tipo de pele, seja ela normal, seca ou oleosa. É importante se atentar aos fatores com espectros mais amplos de proteção. Além de ser importante a proteção contra os raios UVA/UVB. “A quantidade correta de aplicação é de 1G, é recomendado usar a regra de medir ao longo dos três dedos médios. Em relação a reaplicação, duas vezes ao dia em ambientes internos e de três a quatro vezes em ambientes externos”, destaca a Dra. Mara.
Cuidados que devem ser tomados além do filtro solar
- Uso de chapéus em praias e clubes;
- Uso contínuo de antioxidantes como vitamina C que potencializa o efeito de proteção solar;
- Aos que possuem melasma dérmico, jamais deixar de usar filtro solar que contenham pigmentos ou base de maquiagem após aplicação do filtro solar transparente.
A fisioterapeuta dermatofuncional reforça que o protetor solar corporal jamais deve ser usado no rosto. “Eles são extremamentes pesados e oleosos, o que torna mais fácil o aparecimento de acnes reacionais e comedões”, afirma.