• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Projeto Continuar promove reabilitação ortopédica em pacientes do Helv 

Um dos fatores para o sucesso de uma cirurgia ortopédica está na reabilitação pós-cirúrgica dos pacientes. Pensando nisso, o serviço de fisioterapia do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, desenvolve desde 2022 o “Projeto Continuar”. A iniciativa atende aos pacientes cirúrgicos da unidade.

O projeto consiste no atendimento aos enfermos no pré e pós-operatório imediato e no momento da alta, em uma sala de reabilitação. Além dos exercícios para a recuperação completa, os pacientes recebem uma cartilha orientadora e assistem a vídeos educativos com informações sobre proteção da área operada, uso de talas ou órteses para fornecer suporte e estabilidade durante a recuperação, e exercícios que devem ser realizados nas semanas iniciais após a cirurgia.

“O objetivo é evitar as principais complicações do pós-operatório como o bloqueio articular, perda da força, perda de amplitude articular e o comprometimento da funcionalidade, permitindo que o paciente possa recuperar a qualidade de vida e realizar atividades da vida diária”, explica a coordenadora do serviço de fisioterapia do Helv, Socorro Quintino. “O tratamento cirúrgico alcança seu objetivo maior com a participação e colaboração do fisioterapeuta no processo de reabilitação”, complementa a coordenadora.

Transformando vidas

Natural de Morada Nova, a 163 km de Fortaleza, Carmem Tânia, 61, começou a sentir dormência nas mãos e nos braços, o que a impossibilitava de realizar qualquer atividade manual. Com diagnóstico de Síndrome do Túnel de Carpo, operou há três meses uma das mãos. Para ela, a fisioterapia foi uma importante aliada no processo de recuperação da cirurgia. “Fiquei fazendo os exercícios em casa como os fisioterepeutas orientaram. Eu tenho uma bolinha, usava aqueles elásticos e ia para a parede fazer os exercícios”, explica.

De volta ao Helv, agora a paciente aguarda para operar a outra mão, acometida pela mesma síndrome. “As meninas são nota mil. Não é nem dez, é mil. Porque elas são muito atenciosas com a gente e dão a maior força, deixam a gente tranquila. É tanto que ela chamar para ver um vídeo desse é muito bom para quem vem pela primeira vez”, complementa a dona de casa.

Telerreabilitação

O Projeto Continuar já beneficiou mais de 639 pacientes. Agora, a fisioterapia do Helv prepara-se para mais um desafio: a segunda fase que consiste na reabilitação à distância. De forma inovadora, os pacientes de cirurgias ortopédicas como punho, ombro, joelho e quadril, continuarão sendo acompanhados e receberão orientações através de chamadas de vídeo depois de 30, 45 e 60 dias após o procedimento cirúrgico. São programas envolvendo o autocuidado e os exercícios monitorizados à distância.

“A telemedicina hoje, assim como a telerreabilitação, são dois braços importantes para a medicina porque conseguimos avançar no segmento pós-operatório desses pacientes”, explica Socorro Quintino.  

A nova fase aguarda o parecer da Comissão Ética de Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), organização social que administra o Helv. “O objetivo é unir a prática assistencial ao ensino e à pesquisa. O projeto também prevê a participação de estagiários de fisioterapia na próxima etapa”, completa.

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *