O segundo ciclo do projeto “Programando e Aprendendo com Ação 2023” finaliza a primeira etapa com as formações específicas na área tecnológica. No último sábado (23), 373 crianças e jovens de Maracanaú devem receber a certificação dos cursos realizados nas áreas de tecnologia. O evento de conclusão dos alunos aconteceu no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio. As formações realizadas teve como público-alvo crianças e adolescentes entre 08 e 17 anos, residentes do município, e em sua maioria estudantes da rede pública escolar. Todo o projeto é gratuito e desenvolvido pelo Instituto Idear, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, além da doação de empresas privadas.
Ao todo, quatro cursos foram oferecidos neste ciclo: Desenvolvimento de Jogos; Lógica de Programação e Pensamento Computacional; Desenvolvimento de Jogos Digitais; e Desenvolvimento de Aplicativos. Oito espaços, entre escolas e centros sociais, receberam as atividades do projeto, com duração média do curso de 2 meses e carga horária de 60 horas.
A metodologia busca incentivar e promover nos alunos o interesse pelo raciocínio lógico-matemático e familiarização com interpretação de textos. Todos os cursos estão alinhados com as habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) atreladas ao currículo de Tecnologia e Computação na Educação Básica no eixos: Cultura Digital, Pensamento Computacional e Tecnologia Digital. Os materiais foram adaptados por níveis de aprendizagem e são baseados nos exames e sistemas de avaliação educacional: SAEB, SPAECE, ENEM e olimpíadas brasileiras.
“O conteúdo trabalhado é composto pela programação de jogos e aplicativos a desafios lúdicos de aprendizagem. Desenvolvemos também as atividades complementares sobre os temas: Cyberbullying; Cuidados no ambiente digital; Xadrez e sua relação com a matemática; Interpretação textual com música; Mundo da programação e games; Sustentabilidade. O programa tem um grande impacto na vida desses jovens e um potencial transformador de futuro. Na última etapa desta edição, desenvolveremos projetos voltados a soluções do cotidiano idealizada pelos jovens participantes que já participaram da etapa anterior sob a monitoria dos instrutores e educadores.”, afirma Moésio Passos, coordenador educacional do projeto.
Locais que receberam o segundo ciclo do projeto:
– Centro de Referência e Assistência Social Acaracuzinho;
– Centro de Convivência Social Timbó;
– Escola Municipal Ana Beatriz Macedo Tavares Marques Estudante;
– Escola Municipal Rachel de Queiroz;
– Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá;
– Escola Municipal Adauto Ferreira Lima;
– Projeto Alvorecer;
– Fundação Ana Lima.
Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 17 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br