O Projeto Programando e Aprendendo busca desenvolver crianças e adolescentes nas mais diversas áreas da tecnologia. Realizado pelo Instituto Idear, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o programa já atendeu 1.795 jovens residentes da cidade. Hoje, três turmas estão em andamento com 54 alunos em formação. As aulas acontecem no contraturno do horário escolar. Vale ressaltar que toda a realização é gratuita, e conta com doações de empresas privadas, como: Votorantim Cimentos; Gerdau; Grupo Dass; Democrata Calçados; Neorubber e Sugar Shoes Ltda.
Escola e conteúdo
Estudantes da Escola de Ensino Médio Martins Filho, situada na Av. III do Jereissati I, em Maracanaú, estão divididos em três turmas. Duas delas sendo capacitadas nas áreas de Desenvolvimento de Aplicativos, e outra nas áreas de Desenvolvimento de Jogos.
Os momentos do projeto são oferecidos como atividades eletivas, e são realizados nos dias de terça, quarta e quinta-feira.
Metodologia
A Metodologia do Projeto busca despertar nos alunos o interesse pelo raciocínio lógico e familiarização com interpretação de textos. O encerramento e certificação das turmas ocorrerão no final do semestre, no mês de junho.
Novas turmas
Paralelamente às turmas em execução, o projeto está em fase de planejamento para ampliação de novos espaços e turmas. Ao todo, a meta é beneficiar 500 crianças e adolescentes que residem ou estudam no Município de Maracanaú. Além dos locais já confirmados para receber os novos grupos, o Centro de Convivência do Timbó e o CRAS do Acaracuzinho, serão disponibilizados outros três ambientes em escolas públicas do município, que estão a definir. O cronograma previsto é de que as aulas para novos participantes tenham início no final de Maio.
Sobre o Instituto Idear
O Instituto Idear é uma instituição sem fins lucrativos que atua há 15 anos realizando projetos sociais voltados para crianças, jovens e adultos, com sede no município de Maracanaú, no estado do Ceará.
Conheça mais os projetos no www.idear.org.br