Crédito: Marília Camelo
Com cinco exposições em cartaz, a Pinacoteca do Ceará destaca a realização de visitas temáticas e atividades infantis na programação de fim de ano. Durante a semana do Natal e do Ano Novo, o museu não abrirá nas quartas-feiras, mas segue o funcionamento normal de quinta a domingo. Toda a programação é gratuita no museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
A partir desta quinta-feira (26), as exposições “Delírio Tropical”, “Que país é este?”, “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, “Amar se aprende Amando” e “Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará” podem ser visitadas pelo público. Quem quer passear pelas mostras de uma forma diferente pode participar das visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará na sexta (27) e no sábado (28), às 15h. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
No domingo (29), o museu é ocupado pelas crianças para o “Ateliê Criança Cria: Colorindo fotografias”, que acontece em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Os pequenos terão a oportunidade de transformar paisagens de Fortaleza em obras de arte. Inspirados por uma visita prévia às exposições, os participantes serão conduzidos posteriormente ao Ateliê 1 e irão utilizar fotografias em preto e branco que retratam edificações, ruínas, praças e outros cenários urbanos da cidade. O objetivo é redesenhar e colorir esses espaços com lápis de cor e canetinhas com a proposta de criar intervenções artísticas sobre as imagens, ressignificando o cotidiano e incentivando uma nova perspectiva sobre a cidade. São disponibilizadas 15 vagas para crianças acompanhadas a partir dos 3 anos.
Na primeira semana de janeiro, o museu realiza a visita temática “Escuta das Imagens” nas exposições “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, “Delírio Tropical” e “Que país é este?”. A atividade acontece no sábado (4), das 16h às 17h, e tem o objetivo de discutir a importância das imagens e como elas dialogam com a história recente do país. Junto com arte educadores da Pinacoteca, o público é convidado a dialogar sobre os processos de silenciamento, assim como a importância atenta das imagens. São disponibilizadas 20 vagas por ordem de chegada com classificação indicativa de 12 anos.
Na sexta (3), às 15h, o público é convidado a participar das visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento.
Domingo (5) é dia de “Ateliê Criança Cria: Cartão-postal”. Nesta edição, o programa inclui uma visita à exposição “Delírio Tropical”. Os participantes são convidados a criar seus próprios cartões postais, imaginando lugares reais e fictícios para enviar a alguém ou levar para casa, ao mesmo tempo em que terão a oportunidade de refletir sobre arte postal e ficção. A atividade acontece em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h, e é recomendada para crianças a partir dos 6 anos.
Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
Serviço:
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 26 de dezembro a 5 de janeiro
> Sexta-feira, 27.12
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 28.12
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 29.12
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Colorindo fotografias
Mediação: Juliana Ferreira, Gi Monteiro e Wallison Azevedo
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas
> Sexta-feira, 3.1
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 4.1
16h às 17h
Visita Temática: Escuta das Imagens
Mediação: Gi Monteiro e Janaína Bento
Onde: Exposições “Que País é este?”, “Delírio Tropical” e “Claudia Andujar: Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
20 vagas
> Domingo, 5.1
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Cartão-postal
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Exposições “Delírio Tropical”, “Que país é este?” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Acessível em Libras
15 vagas para crianças acompanhadas
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025
“Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 9 de março de 2025
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Excepcionalmente no fim do ano, as visitas são de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 9h às 17h.