• sex. nov 22nd, 2024

InFluxo Portal

O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

Programação Cultural celebra vida e obra de Amir Haddad, em Fortaleza

Nos dias 29 e 30 de agosto, Fortaleza será palco do Projeto Cirandeiro, uma programação cultural gratuita marcante que celebrará a arte cênica teatral brasileira, com homenagens ao ator, diretor e professor Amir Haddad (86 anos). No dia 29 de agosto (terça-feira), às 17 horas, a atriz cearense Lua Ramos, que já integrou o grupo Tá Na Rua (coletivo fundado por Haddad), conduzirá uma vivência teatral, na Vila das Artes, sobre a linguagem cênica que permeia os processos de criação do grupo. Em seguida, os presentes à atividade terão a oportunidade de participar de uma conversa aberta com Amir Haddad. Um momento importante voltado para a troca de saberes entre o mestre e grupos teatrais da cena local. O grupo Tá na Rua foi fundado pelo diretor em 1980 e é a maior referência em criação, pesquisa e formação em teatro de rua no Brasil.

Já no dia 30 de agosto (quarta-feira), o Cineteatro São Luiz receberá, a partir das 18 horas, evento de lançamento do documentário “Cirandeiro em III Atos” e do livro “Haddad de todos os teatros”, que contará com a ilustre presença do premiado diretor e ator Amir Haddad. A ação cultural é uma iniciativa da atriz e produtora cultural Lua Ramos junto com o grupo Moio de Artes Produções Artísticas e o grupo Tá na Rua, em parceria com o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secult-CE, com a Escola Porto Iracema das Artes e com o Instituto Cultural Iracema (ICI), por meio da Escola Vila das Artes.

Evento de lançamento

O evento de lançamento do documentário e do livro promete um encontro emocionante entre o público cearense e o mestre da arte teatral nas instalações magníficas do Cineteatro São Luiz. A entrada será gratuita, mediante retirada prévia de ingressos pela plataforma do Sympla ou na bilheteria do São Luiz. A quantidade de ingressos é limitada. Durante o evento, Amir Haddad estará presente para bate-papo, sessão de autógrafos e interação com o público presente. Será uma oportunidade única de mergulhar na mente criativa desse talentoso diretor e ator, absorvendo conhecimentos e trocando experiências sobre a arte teatral.

Documentário “Cirandeiro em III Atos”

O documentário, longa metragem dirigido por Claudio Boeckel, revela o universo de um dos maiores pensadores de teatro brasileiro. Com uma carreira brilhante e marcante, Haddad é reconhecido por suas contribuições significativas para a arte teatral nacional e internacional. O documentário apresenta depoimentos exclusivos, cenas de ensaios e momentos íntimos, revelando a trajetória envolvente desse mestre dos palcos.

O longa-metragem tem produção musical e arranjos originais de Alessandro Cardozo e desvenda o universo do artista através de rico material, de ensaios, espetáculos, aulas e acervo, passeando de forma inusitada pelos seus 50 anos de atividade teatral. Paris, Paraty, Amapá, Rio de Janeiro, Cairo, Ceará, praças do Brasil e do mundo como palco eterno das manifestações humanas. “Cirandeiro em III atos” é mais do que o registro do processo criativo de um gênio, é uma ode à contribuição imprescindível e comprometimento absoluto de Amir com a democratização da cultura no Brasil.

Livro “Haddad de todos os teatros”

Além do documentário, também será lançado o livro “Haddad de todos os teatros”, publicado pela editora Cobogó, uma verdadeira jornada pelos bastidores e pelas emoções do mundo cênico, revelando segredos e desafios que moldaram a carreira desse renomado artista. São 176 páginas que narram sua história de vida e registram para a posteridade seus pensamentos e ensinamentos sobre o ofício e a vocação pública das artes cênicas. O livro é organizado pelos atores e diretores Claudio Mendes e Gustavo Gasparani, a partir de pesquisas no acervo de Amir Haddad, e conta, também, com um texto do crítico, professor e jornalista Daniel Schenker sobre a carreira do artista e sua contribuição para a cena teatral brasileira.

A personalidade de Amir é traduzida por meio de textos que transportam o leitor à sala de ensaio, onde o professor e diretor desenvolve a prática da arte teatral: ler um texto, dissecá-lo, interpretar e reinterpretar, errar para acertar, exercer a liberdade no processo de criação. Na publicação, Amir expõe seu pensamento sobre Arte Pública, conceito que desenvolveu no fazer teatral, que consiste em libertar-se do espaço institucional para ganhar o espaço da esfera pública, das ruas e das praças, estreitando a relação com a plateia, na contramão de um teatro convencional.

Tá na Rua

Com mais de 40 anos de atuação e diversos prêmios, o grupo tem sede no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, desde 1980, e possui o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Por sua importância, Amir Haddad tem o título de “honoris causa” concedido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A Casa Tô Na Rua realiza oficinas teatrais, ensaios, celebrações e eventos artísticos culturais. Sua marca são espetáculos que saem do convencional, primam pela ousadia e a desconstrução da dramaturgia, ocupando ruas e praças.      

Sobre Amir Haddad

Amir Haddad é um diretor e ator consagrado, com uma extensa carreira no teatro. Reconhecido nacional e internacionalmente, Haddad é uma referência quando se trata da arte cênica brasileira. Com mais de 100 espetáculos e 400 peças dirigidas, suas obras são marcadas por sua ousadia e inovação, levando o teatro a patamares elevados em termos de qualidade e significado. Em sua mais recente atuação, Amir Haddad dirigiu o monólogo “Virgínia”, inspirado na vida e obra da escritora inglesa Virgínia Woolf, peça que marcou a estreia da atriz Cláudia Abreu na dramaturgia.

Serviço:

Vivência teatral

29/08, às 17 horas

Vila das Artes

Rua 24 de Maio, n° 1221 – Centro

Evento de lançamento do documentário e do livro 

30/08, às 18 horas

Cineteatro São Luiz

Rua Major Facundo, nº 500, Praça do Ferreira – Centro

Link de acesso ao documentário “Cirandeiro em III Atos”, no YouTube: https://youtu.be/d0WFBdnpKRk

Redes sociais:

Facebook: Grupo Moio de Artes Produções Artísticas 

https://m.facebook.com/profile.php/?id=100092431627814&name=xhp_nt__fb__action__open_user

Instagram: @ronaldoagostinho_moiodeartes

https://www.instagram.com/ronaldoagostinho_moiodeartes/

By Jordan Vall

É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital. Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *