A dinâmica entre clientes e empresas evoluiu ao longo dos anos, alterando as formas de contato e negociação. Atualmente, o consumidor não está apenas na loja física ou na loja virtual, existem outros canais como redes sociais, aplicativos, e-mails, podcasts – tudo ao mesmo tempo. Para acompanhar essa transformação digital, de acordo com Eduardo Albuquerque, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), as empresas estão implementando estratégias de Omnichannel para fazer a gestão de seus canais de comunicação e de vendas online e offline simultaneamente.
“De maneira integrada, a empresa começa a olhar para todos os canais de uma maneira só e, além disso, o mais importante dessa história é que a empresa começa a colocar o cliente no centro. A empresa começa a entender que precisa olhar o seu cliente e acompanhar a jornada desse cliente, lembrando que essa jornada ela não é mais uma jornada só analógica, mas que considera pontos digitais e pontos analógicos. Acompanhar a jornada do cliente tem sido um desafio enorme, por isso as empresas precisam implementar isso para criar novas vantagens competitivas”, explica Eduardo, durante aula da pós-graduação de gestão da Barros Soluções, em Fortaleza.
Com a estratégia Omnichannel, as empresas levam ofertas e experiências para onde os consumidores estão, o que gera uma necessidade de alinhamento de conteúdos, ofertas e experiências entre os diferentes canais da empresa, para que o cliente tenha uma jornada unificada dentro de um discurso.
Quais são as vantagens de ter um negócio com formato omnichannel? Confira quatro pontos importantes destacados por Eduardo Albuquerque, formado em administração pela PUC-SP, pós graduação em Marketing pela Isper-SP, Design Thinking pelo IED-SP e IED-Barcelona, com 20 anos de experiência em liderança na área de inovação e marketing em empresas de diversos setores:
-Quando uma empresa trabalha em modelo omnichannel, o mesmo consumidor tende a gastar mais com essa empresa, dado que já está mais do que comprovado pelo mercado;
-Os investimentos de marketing ficam mais eficientes porque você está usando vários canais de comunicação ao mesmo tempo;
-O terceiro ponto é logístico. Você começa a ter uma gestão logística também muito mais eficiente, na qual você tende a reduzir o tempo de entrega para os clientes e, dessa maneira, ganha vantagem competitiva já que tempo é muito importante;
-Criar a experiência do cliente, estabelecer uma jornada para que ele tenha uma experiência impecável tem virado uma vantagem competitiva e a venda omnichannel proporciona isso;
Tendência
De acordo com pesquisa Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem, realizada em 2022, os dois canais favoritos de contato dos consumidores para contato com as empresas são e-mail e mensagens instantâneas. A análise aponta que o uso de e-mail aumentou 91% no ano passado, tornando-se o principal meio de comunicação do varejo e e-commerce. Já o crescimento de SMS e WhatsApp aponta um interesse do cliente em formas de contato mais rápidas, ágeis e pessoais. Nesse caso, o celular é o grande aliado para estratégias de marketing e comunicação.
Pós-graduação em Gestão de Negócios (PGGN)
No dia 24 de março, a Barros Soluções inicia a nova turma da pós-graduação de Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral no Ceará que conta com módulos de estratégia, liderança, marketing, planejamento e temas como omnichannel. Nesta formação, os participantes encontram conhecimento consistente, mestres experientes e networking de alto nível. Mais do que um gestor, será transformado em um especialista na arte de transformar problemas em oportunidades. Inscrições e mais informações no site: https://barrossolucoes.com.br/.