• qui. set 19th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Presidente do Conselho de Arquitetura do Ceará participa de Fórum Internacional

    O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Lucas Rozzoline, participou na última semana da 9ª edição do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico (FIPA), evento celebrado anualmente entre Brasil e Portugal para fomentar a discussão de ações sustentáveis de proteção e valorização do patrimônio arquitetônico local, brasileiro e internacional. O evento aconteceu entre os dias 14 e 16 de junho, em São Luís (MA).

    Na roda de conversas sobre experiências práticas de preservação do patrimônio, o presidente do CAU/CE apresentou casos de intervenção realizadas pelo Conselho em prédios históricos do Ceará, em ação conjunta com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), como o casarão dos Gondim, localizado no Centro; o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema e o casarão de Pacatuba, imóvel histórico que teve parte da sua fachada destruída durante as chuvas no mês de março no estado.

    Atuação

    Na ocasião, Lucas Rozzoline também falou sobre a importância da preservação e do restauro dos patrimônios históricos como forma de preservar a memória da cidade. Explicou, ainda, que o Conselho vem atuando fortemente em assuntos relacionados à preservação da história. Entre as formas de intervenção, Lucas citou que o CAU/CE oferece suporte técnico para a reforma do bem tombado, bem como recorre à Justiça pela busca de garantir a proteção patrimonial dos imóveis. 

    “Notamos que o trabalho do CAU e do MP vem tendo grande impacto, seja do ponto de vista político e legal dentro do MP, pois eles dão mais reconhecimento e força nessa causa. Podemos dizer também que a sociedade se sente mais acolhida quando o Conselho se posiciona de maneira mais enfática em relação ao patrimônio histórico e, realmente, não tem outro conselho que tenha essa atribuição e realize o trabalho de maneira tão clara quanto a gente”, pontua Rozzoline.

    Competência privativa

    O presidente do CAU/CE também comemorou recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ)  que reafirmou a competência privativa dos arquitetos e urbanistas na realização de obras de restauro em patrimônios históricos. “É um marco significativo de reconhecimento dos profissionais arquitetos urbanistas, de preservação e valorização de nosso acervo histórico, arquitetônico e cultural e, além disso, um marco de segurança para toda a sociedade já que a decisão garante que quaisquer intervenções aos patrimônios sejam conduzidas apenas por profissionais com tais competências técnicas”, finaliza Lucas.

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *