• dom. out 6th, 2024

    InFluxo Portal

    O portal de notícias que traz o melhor da cultura, moda, saúde, bem-estar, economia e muito mais!

    Presidente da Transnordestina participa de encontro com associadas da Aecipp no projeto Sinergia  

    Em sua 7ª edição, o Projeto Sinergia, promovido pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), recebeu, na última terça-feira (31), o presidente da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), Humberto Mota, para apresentar o atual cenário da empresa, bem como demandas de suprimentos, possibilidades de negócios e perspectivas futuras. O encontro teve a presença de mais de 85 participantes entre executivos e representantes de 43 empresas associadas. 

    Na ocasião, o presidente da Aecipp, Eduardo Amaral, ressaltou a importância da organização enquanto investidores e uma associação de capital para o desenvolvimento não só das empresas, mas da região com geração de emprego, contribuição social na comunidade e destaque do Ceará como hub de oportunidades. “Nós temos vários projetos na Aecipp, sempre olhando para a questão social e o fomento local, como o Sinergia que é o desenvolvimento sustentável na prática, gerando negócios no ambiente em que estamos inseridos. A gente tem legitimidade com a motivação correta”, afirma. 

    Para contextualizar os participantes, o presidente da FTL, Humberto Mota, iniciou sua fala explicando a composição do Grupo CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) que no segmento de logística tem participação nas empresas Transnordestina Logística S.A (TLSA) – que constrói uma nova linha férrea ligando o sertão do Piauí ao Ceará – e Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) – que opera uma malha ferroviária que se estende por 1,2 mil km entre o Ceará, o Piauí e o Maranhão. 

    O executivo apontou dados atualizados do projeto de construção da nova linha, atualmente com 623 km executados e 300 km em obras. “Temos o potencial de transportar 30 milhões de toneladas de cargas ao ano, entre combustíveis, minérios, grãos e outras cargas. E aqui no Porto do Pecém estão muitas oportunidades de aumentar as exportações com a conclusão da nova linha da Transnordestina”, destaca ele. 

    Sobre a operação da FTL, ferrovia que liga o Porto de Itaqui no Maranhão, passando pelo Piauí, e chegando ao Portos do Pecém e do Mucuripe no Ceará, Humberto Mota apontou as oportunidades de negócios no transporte de cargas. “Em 2022, foram transportadas pela FTL 3 milhões de toneladas de cargas, entre celulose, combustíveis, materiais siderúrgicos, contêineres e outros”. Hoje a ferrovia atua com 88 locomotivas e 1.407 vagões, atendendo várias empresas associadas da Aecipp, entre elas Cimento Apodi, Aço Cearense, Gerdau, VLI. 

    “Quanto à nossa operação atual, a perspectiva é duplicar em 5 anos o volume transportado (linhas Fortaleza e São Luís), alcançando 6 milhões de TU (Toneladas Úteis); quanto à nova linha, a previsão é a entrada em operação até 2027”, completa Humberto Mota. 

    O encerramento da primeira edição do ano, Daniel Maia, advogado criminalista, professor de Direito penal da UFC e pós-doutorando de Direito UFC, falou sobre as principais causas de ações

    trabalhistas e como as empresas podem ser afetadas. Conforme o “Ranking de Assuntos mais Recorrentes no TST até outubro de 2022”, disponível no site do Tribunal Superior do Trabalho, os temas mais recorrentes entre ações trabalhistas que alcançaram o referido tribunal superior foram: horas extras, intervalo intrajornada e adicional de insalubridade. O especialista orientou os executivos sobre a importância dos cuidados de gestão para evitar problemas judiciais.  

    Para mais informações sobre a iniciativa, basta entrar em contato pelo e-mail relacionamento@aecipp.com.br ou ligar (85) 99102-2912

    By Jordan Vall

    É Jornalista, com uma maior atuação na cultura e entretenimento. Deu início a sua carreira na televisão na TV Unifor, como produtor, repórter e apresentador do principal jornal da emissora universitária. O profissional já foi produtor e comentarista de um quadro do Programa Matina, na TV União. No “Deu O Que Falar”, quadro semanal da emissora aberta, comentava sobre o mundo dos famosos, levava pautas relevantes para a sociedade, através das notícias das celebridades. Foi durante 2 anos, produtor, diretor e repórter na TV Otimista e atualmente é assessor de comunicação, CEO na Assertiva Comunicação e Colunista do Portal Conexão Magazine (Portal de Notícias no Rio de Janeiro). Como amante da moda, foi convidado para ser jurado da 6ª edição do Salão de Moda Ceará. Além de todas essas atuações, Jordan é CEO/Fundador e repórter no In Fluxo Portal, tratando de pautas culturais, cobertura de eventos e muito mais. O profissional também atua como modelo e influenciador digital.Instagram: @jordan_vall / contato comercial: jordanvall@influxoportal.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *