Na noite de 16 de maio, o Theatro José de Alencar foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio Ceará Encena de Teatro 2023, que premiou os destaques da cena teatral cearense. A premiação, que acontece anualmente, é uma iniciativa do Grupo Arte de Viver, com direção de Hemetério Segundo, e tem como objetivo reconhecer os melhores espetáculos, atores, atrizes, autores e diretores de teatro do estado.
Nesta edição, foram homenageadas quatro grandes mulheres do teatro cearense: Fernanda Quinderé, Graça Freitas, Nazaré Fontenele e Silvia Moura.
Foram analisados e conferidos 42 espetáculos, sendo 24 destes cumprindo os requisitos do regulamento e devidamente avaliados pela comissão julgadora formada por renomados profissionais do teatro cearense. Dos 24 espetáculos, 23 foram classificados como finalistas, sendo nove na categoria Formação e 14 na categoria Principal.
CATEGORIA FORMAÇÃO
O espetáculo “Segunda Classe”, produzido pelo Curso Princípios Básicos de Teatro/TJA, foi o grande destaque da noite, levando para casa o prêmio de Melhor Espetáculo. “Fastio: Ceia da Fome”, produzido pelo Curso Extensivo de Teatro – CCBJ, também se destacou, levando dois prêmios: Melhor Autor/Texto, para Anderson Nunes, Jeisy Santana e Virgínia Deolics, e Melhor Ator, para Dudu Costa. A atriz Maria Sthefany, por sua vez, foi reconhecida como Melhor Atriz por sua atuação em “Segunda Classe”. Os vencedores foram escolhidos por um júri composto por profissionais de teatro e críticos especializados. A premiação contou com a presença de diversas personalidades do mundo teatral cearense.
Na categoria Formação, os grandes vencedores foram anunciados, sendo eles:
Melhor AUTOR/TEXTO
- FASTIO: CEIA DA FOME (Curso Extensivo de Teatro – CCBJ) Anderson Nunes, Jeisy Santana e Virgínia Deolics
Melhor ATOR
- DUDU COSTA (Fastio: Ceia da Fome) Curso Extensivo de Teatro/CCBJ
Melhor ATRIZ
- MARIA STHEFANY (Segunda Classe) Curso Princípios Básicos de Teatro/TJA
Melhor DIREÇÃO
- NEIDINHA CASTELO BRANCO (Toró) Curso Princípios Básicos de Teatro/TJA
Melhor ESPETÁCULO
- SEGUNDA CLASSE (Curso Princípios Básicos de Teatro/TJA)
CATEGORIA PRINCIPAL
A noite de entrega do 6° Prêmio Ceará Encena foi marcada por muita emoção e reconhecimento ao trabalho dos artistas e profissionais do teatro cearense. A peça “Rosa Escarlate”, da Trupe Caba de Chegar, escrita por Aldo Marcozzi, levou o prêmio de Melhor Autor/Texto, enquanto Wallace Rios foi premiado como Melhor Iluminação pela peça “Napoleão”, do Pavilhão da Magnólia. “A Noiva e o Condutor”, do K’OS Coletivo, se destacou nas categorias de Melhor Som/Trilha, com Freddy Costa, Matheus Barbosa, Victor Vasconcelos e Wilmerson, e Erica Albernaz foi reconhecida como Melhor Atriz Revelação por sua atuação na peça.
“Gratiluz, A Tragédia” levou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz, além de Melhor Espetáculo Adulto. Rogério Mesquita e Isabella Cavalcanti foram os atores premiados por suas atuações na peça, que também levou o prêmio de Melhor Direção, assinada por João Lima.
Outra produção que se destacou na premiação foi “Rent – O Musical da Broadway”, da The Biz – Performing Arts, que levou o prêmio de Melhor Produção. O espetáculo, que é um dos mais populares da Broadway, conta a história de jovens artistas que lutam para sobreviver em Nova York durante a crise da AIDS na década de 1990.
Na categoria Melhor Espetáculo Infantil, o vencedor foi “A Escolinha do Mar”, produzido pelo Grupo Vemart e Alegra+Produções.
O Prêmio Encena de Teatro é uma das principais premiações do teatro cearense e tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores espetáculos, atores, diretores e produções do estado. A premiação é realizada anualmente e é considerada uma importante vitrine para os talentos que atuam no mundo do teatro.
Os vencedores da Categoria Principal foram:
Melhor AUTOR/TEXTO
- ROSA ESCARLATE (Trupe Caba de Chegar) Aldo Marcozzi
Melhor ILUMINAÇÃO
- NAPOLEÃO (Pavilhão da Magnólia) Wallace Rios
Melhor SOM/TRILHA
- A NOIVA E O CONDUTOR (K’OS Coletivo) Freddy Costa, Matheus Barbosa, Victor Vasconcelos e Wilmerson
Melhor CENÁRIO/ADEREÇO
- RENT – O MUSICAL DA BROADWAY (The Biz – Performing Arts) Bia Vidal e Mariana Campos
Melhor FIGURINO/COMPOSIÇÃO
- A ESCOLINHA DO MAR (Grupo Vemart e Alegra+Produções) Pedro Siolli
Melhor ATOR REVELAÇÃO
- QUEM PLANTOU A ESTRELA DO MAR? (Alumiar Cenas e Cirandas) João Marcos Pinto
Melhor ATRIZ REVELAÇÃO
- A NOIVA E O CONDUTOR (K’OS Coletivo) Erica Albernaz
Melhor ATOR COADJUVANTE
- A ESCOLINHA DO MAR (Grupo Vemart e Alegra+Produções) Higor Fernandes
Melhor ATRIZ COADJUVANTE
- AINDA VIVAS – TRÊS PEÇAS DO NÓIS DE TEATRO (Nóis de Teatro) Amanda Freire
Melhor ATOR
- GRATILUZ, A TRAGÉDIA (Patuleia Criativa) Rogério Mesquita
Melhor ATRIZ
- GRATILUZ, A TRAGÉDIA (Patuleia Criativa) Isabella Cavalcanti
Melhor PRODUÇÃO
- RENT – O MUSICAL DA BROADWAY (The Biz – Performing Arts) The Biz – Performing Arts
Melhor DIREÇÃO
- ROSA ESCARLATE (Trupe Caba de Chegar) Ana Marlene
Melhor ESPETÁCULO INFANTIL
- A ESCOLINHA DO MAR (Grupo Vemart e Alegra+Produções)
Melhor ESPETÁCULO ADULTO
- GRATILUZ, A TRAGÉDIA (Patuleia Criativa)